Departamento de apoio ao vestibular (DAVES) passa a ser Centro de Processo Seletivo (CEPS)
A partir deste mês, o Departamento de Apoio ao Vestibular (DAVES) passa a se chamar Centro de Processo Seletivo (CEPS). A mudança não se restringe somente à nomenclatura, mas a uma série de modificações estruturais e funcionais que visam ampliar as atividades do órgão e diminuir a burocracia na realização dos processos seletivos.
O Diretor Geral do DAVES, professor Luiz Acácio Centeno, explica que o CEPS passará a ser um órgão suplementar subordinado à Reitoria, não mais à Pró-Reitoria de Ensino, como era o Departamento de Apoio ao Vestibular. Essa mudança resulta do Novo Regimento Geral da UFPA, do Regimento da Reitoria e do próprio regimento interno do órgão, que ainda precisa ser apreciado na Câmara de Legislação e Normas do Conselho.
O CEPS terá natureza técnica voltada ao planejamento, execução e avaliação de processos seletivos para ingresso nos cursos superiores ofertados na capital e no interior do Estado, no corpo docente e no corpo técnico-administrativo da UFPA, e,conseqüentemente, será responsável por organizar, planejar e executar todo e qualquer tipo de processo seletivo de interesse da UFPA, seja para o ingresso na graduação, na carreira de técnico-administrativo ou na carreira de docente da Universidade. Quanto às vantagens proporcionadas pelo novo órgão, o Diretor do Daves fala que <<o CEPS estará sempre trabalhando de forma interativa com as Faculdades, Institutos, enfim, com todos os órgãos da Universidade, para os quais estiver sendo desenvolvido um processo de seleção. Com a função de organização e aplicação de concurso a cargo do CEPS, os Institutos ficam livres de toda essa burocracia existente para a realização de um processo seletivo>>.
Quanto às mudanças estruturais, Acácio Centeno diz que <<na medida do possível essa estrutura já existente do DAVES será adequada à estrutura do CEPS. Evidentemente será necessário reavaliar o número de funcionários, sobretudo na área de informática e comunicação>>. Quanto à modificação de maior destaque, decorrente da criação do CEPS, está a realização de qualquer tipo de concurso, já que o órgão possui estrutura administrativa própria. Este fator possibilita a colaboração em programas de pesquisa, extensão e qualificação profissional das unidades acadêmicas, além de desenvolver serviços públicos, participação em programas de interesse social, realização de pesquisa e análises sobre processo seletivo, coordenação de atividades relacionadas às unidades da UFPA ou outras instituições e prestação de serviços remunerados.
Texto: Tamiles Costa - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária