Yoga tradicional é tema de evento no Nucleo de Arte da UFPA

No Yôga, filosofar é a tentativa dos indivíduos desenvolverem sua consciência até o limite. No decorrer do tempo, diversas modalidades da prática foram difundidas no mundo. Uma delas, o Swásthya Yôga, pode ser classificado o Yôga em sua prática tradicional. Ele não é caracterizado por dogmas e, portanto, não tem princípios religiosos. Tem bases Sámkhyas, que é uma filosofia de corrente naturalista, ou seja, aquela que atribui causas naturais a todos os fenômenos. O Swásthya Yôga remonta a mais de 5 mil anos de tradição e foi resgatado e sistematizado pelo Mestre DeRose, fundador da Primeira Universidade de Yôga do Brasil. Ele é dividido em oito modalidades técnicas, que envolvem gestos, energia, sons, respiração, purificação, exercícios de músculos e articulações, concentração e meditação.
       Buscando dirimir a visão deturpada dos princípios do Yôga, visto como simples exercício físico ou terapia, acontece, nos dias 19 e 20 de novembro, o “Viva Yôga Belém, energia e movimento”, que pretende informar o público e despertá-lo para a formação profissional na área. O evento contará com palestras, gincana e show. Segundo Maria Cruz, presidente da Federação de Yôga do Estado do Pará e coordenadora do evento, “os eventos do yôga tem sempre uma característica que o difere de seminários, encontros e jornadas, em que a maior parte das atividades se concentra na teorização do tema. No nosso caso, teorizamos e, em seguida, fazemos o acompanhamento prático. É uma palestra interativa, vivenciada. Por isso é fundamental a participação”.
       O “Viva Yôga Belém” faz parte do resultado de convênios da Primeira Universidade de Yôga do Brasil com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da UFPA. Em 2003, aconteceu o I Fórum Amazônico de Swásthya Yôga, com o objetivo de apresentar trabalhos resultantes do curso de especialização em Yôga, parceria do NMT com a Universidade de Yôga. O “Viva Yôga Belém”, além de ser uma complementação deste projeto, pretende trabalhar o tema, que está em expansão no eixo Sul-Sudeste. “Aqui no Norte nós temos pouca demanda para a formação. As pessoas buscam mais a prática para gerenciar estresse, qualidade de vida etc. O objetivo é que as pessoas despertem para essa opção profissional, principalmente para os jovens que estão em busca de definir o que fazer profissionalmente”, afirma Maria Cruz.
       No encerramento do evento haverá um Sat Sanga, que é um show interativo de mantras (vocalizações), onde o maestro conduz o público a participar. “Ao mesmo tempo em que as pessoas aprendem um pouco do mantra, elas o vivenciam”, diz a coordenadora. O show vai acontecer às 20hs, no Núcleo de Artes da UFPA e o ingresso custará R$ 10,00.
       As inscrições podem ser feitas na Universidade de Yôga, na rua Manoel Evaristo 837, pelo telefone 244-8290. No dia 19 as inscrições podem ser feitas antes do início do evento, no Núcleo de Artes da UFPA, que fica na Praça da República. Maiores informações sobre o Yôga no site: www.uni-yoga.org.br.
Publicado em: 19.11.2004 14:56