TCC da UFPA é premiado no Congresso. Pesquisa abordou pacientes infectados pelo vírus da hepatite C.
Um estudo com pacientes integrantes do Grupo do Fígado da Santa Casa de Misericórdia, valeu à biomédica Renata Bezerra Hermes o prêmio de melhor trabalho apresentado no XI Congresso Brasileiro de Biomedicina. Renata venceu na categoria Trabalho de Conclusão de Curso, com o estudo intitulado <<Avaliação do polimorfismo no gene MBL em pacientes infectados pelo vírus da hepatite C (VHC)>>. O estudo, desenvolvido nos anos de 2005 e 2006, com voluntários infectados, foi defendido em 2007 sob orientação do professor doutor Antonio Vallinoto, e com o apoio do biomédico Renato Fernandes e de alguns pesquisadores do Instituto Evandro Chagas.
<<Avaliamos os polimorfismos no gene dessa proteína para saber se eles influenciam no curso das infecções causadas por diversos vírus. O meu TCC ficou concentrado na infecção pelo vírus da hepatite C. Como os indivíduos apresentam quadro clínico diferente, o trabalho consistiu em verificar se os pacientes portadores de polimorfismos associados a um decréscimo no nível sérico da proteína têm ou não suscetibilidade maior para a infecção ou se apresentam diferenças na taxa de progressão para um quadro de cirrose. Os resultados apontaram a maior presença do alelo MBL-B nos pacientes que desenvolveram cirrose>>, explica Renata.
A proteína MBL tem uma importância significativa no sistema imunológico, participando na defesa contra os agentes infecciosos. Uma alteração genética de um indivíduo pode levar a uma alteração na proteína, prejudicando a resposta imunológica.
O Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências Biológicas desenvolve uma linha de pesquisa voltada para investigação dos polimorfismos nessa proteína por meio da biologia molecular. A pesquisa envolve pacientes infectados por diversos vírus, entre ele o retrovírus HTLV, que inclusive já foi premiada em um Simpósio Internacional sobre HTLV em 2006 com um trabalho apresentado pela biomédica Renata Hermes. <<Isso significa que além dos fatores virais, estudamos também os fatores genéticos do hospedeiro, que podem influenciar no curso de uma infecção viral>>, informa Renata, que atualmente cursa o mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários.
Texto: Cristina Trindade - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária