Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA se prepara para receber o Fórum Social Mundial

Desde 2001, o Fórum Social Mundial vem se consolidando como um espaço de debates e convergências entre as diferentes conjunturas sociais do mundo contemporâneo. Após ser realizado por quatro anos em Porto Alegre, o FSM vem pela primeira vez ao Norte do Brasil. No período de 27 de janeiro a 1° de fevereiro de 2009, Belém torna-se sede do mega-evento, que será instalado na área que compreende a UFPA, a UFRA, a Escola de Aplicação da UFPA (antigo NPI) , estendendo-se até o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde ocorrerão os encontros mais restritos do Fórum.

 

Assim como a UFRA e a Escola de Aplicação, a Universidade Federal do Pará está se preparando para receber as programações mais populares do FSM que ocuparão o Campus Profissional, o Básico e o Campus 3 da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto. A Prefeitura do Campus, responsável pela adequação do espaço físico da Universidade, realizou no 1° semestre de 2008 a elaboração de estudos para o levantamento de necessidades e quantificação de dados buscando viabilizar o atendimento à demanda que virá para o Fórum.

 

<<Passam pela UFPA diariamente em torno de 35 a 40 mil pessoas, com o FSM serão aproximadamente 100 mil pessoas no mesmo horário aqui dentro>>, diz o professor Luiz Otávio Mota Pereira, prefeito do Campus.  Ele explica que é necessário considerar esse número para tornar viável o aumento no fornecimento de água, o reforço na parte de energia elétrica, na parte de limpeza do espaço, o que conta inclusive com a implantação de um projeto de coleta seletiva, e principalmente na questão da segurança da Universidade. Nesse contexto pré-evento, a parceria com o Governo do Estado torna-se fundamental para que o Fórum se realize. Obras como a duplicação da Perimetral e a reforma do terminal de ônibus consistem em investimentos estaduais.

 

O prefeito ressalta que todas as adequações feitas na Universidade são realizadas com recursos do Ministério da Educação específicos para este fim, não consistem em recursos da Universidade. <<Nesse sentido, é preocupante o atraso na liberação dessa verba pelo MEC já que em alguns casos precisamos detalhar projetos e há pouco tempo, estamos em julho e precisamos terminar tudo até o final do ano. Por enquanto, temos só propostas, mas precisamos que isso seja convertido em liberação de recursos, licitação, obras e fornecimento de equipamentos logo>>, fala Luiz Otávio.

 

Investimentos

 

Os investimentos para a realização do Fórum Social Mundial na UFPa totalizam R$ 6.772.792,62. Segundo Luiz Otávio, <<para o Fórum esse não é um valor muito alto, mas para a Universidade é significativo. Então, estamos trabalhando de modo que essas melhorias permaneçam no Campus após o evento>>.

 

Dentre as obras e serviços destinados ao Fórum Social na Universidade destacam-se: recuperação do sistema de abastecimento de água, recuperação dos banheiros do ginásio de esportes, implantação de uma rede aérea trifásica nos postes, melhoria paisagística da Cidade Universitária com recomposição de gramados e jardins, construção de um porto hidroviário, construção de uma praça de alimentação no Campus Básico, instalação de refletores, reforço na iluminação do Campus Básico e Profissional, pavimentação e recuperação das vias, programação visual e sinalização externa dos campi para a orientação dos participantes do FSM, aquisição de sonorização para salas e auditórios da UFPA, reforma das quadras e banheiros do Campus 3 entre outros.


 

Texto: Tamiles Costa - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Lorena Filgueiras

Publicado em: 21.07.2008 10:43