Nupe produz e divulga pesquisas no Baixo Tocantins

Fabrício Mattos, estagiário da Agência de Notícias UFPA

O conhecimento tradicional permeia várias áreas do conhecimento. Os pescadores da Região do Baixo Amazonas, por exemplo, usam medidas matemáticas (“braça”, “pano”), princípios pedagógicos (ensinamentos de pai para filho) e liguagem diferenciada (fonética própria). Materializar estas memórias, produzir, aplicar e difundir conhecimentos tradicionais e acadêmicos, de forma interdisciplinar, é a meta do Núcleo de Pesquisa (Nupe), do Campus Universitario do Baixo Tocantins. Segundo o coordenador do Nupe, o historiador Otaviano Vieira, “nossa concepção de ciência não é a da área de conhecimento, e sim de temas. Se temos um objeto em comum, este será abordado sobre vários prismas”.
        Para instigar a produção de pesquisas no Baixo Tocantins, o Nupe fornece estrutura para os pesquisadores. Eles contam com arquivo oral de entrevistas gravadas, arquivo iconográfico, biblioteca setorial, arquivos de periódicos e trabalhos de conclusão de curso. Além disso, são feitos contatos com o Centro de Memória da Universidade de Campinas, o Centro de Pesquisa Documental da Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Federal do Ceará. “No final do ano vamos montar um estúdio digital de entrevistas e um arquivo de Cds. Baixaremos textos acadêmicos da internet, gravaremos em Cd e organizaremos em índices”, comenta Otaviano.
         O Núcleo de Pesquisa trabalha a qualificação do ensino incentivando os alunos a desenvolver uma visão interdisciplinar. “O aluno de Letras não lê só textos da sua disciplina. O que nós buscamos é que nossos alunos sejam pesquisadores, que possam entender e problematizar suas próprias realidades”, diz o coordenador. A extensão caracteriza-se pela formação de turmas de capacitação de jovens e adultos da comunidade ou em forma de cursos ministrados para os alunos de disciplinas de pesquisa.
        O Nupe acaba de lançar o segundo número da Revista Margens e sua nova home-page. A revista não é um simples instrumento do núcleo. É uma revista indexada, com conselho editorial e com quatro sessões: dossiê, artigos, resenha e iniciação científica. Concebida como fórum de debate acadêmico, interdisciplinar e interinstitucional, Margens é a primeira revista acadêmica de um campus do interior. Tem periodicidade semestral e terá circulação nacional a partir do segundo volume. Cada número trabalha uma temática diferente. O primeiro trabalhou “memória, narrativa e oralidade”. O segundo, “fontes de pesquisa” e o terceiro será sobre “filosofia da educação”.
         Além do lançamento do novo site do Nupe e da revista, acontecerá até o dia 25 de novembro um curso ministrado pela professora Kênia Rios, da UFC, sobre memória, oralidade e imagens. “Isso mostra que um campus do interior não precisa ser apenas um lugar de reprodução do conhecimento, mas também de produção”, afirma o coordenador. Maiores informações no site: www.ufpa.br/nupe

Publicado em: 24.11.2004 12:35