III Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero
<<As Faces da Diversidade>>. Este é o tema do III Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero, que será sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA), de 23 a 26 de setembro de 2008. Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Gênero (GEPEM), o encontro reunirá pesquisadoras e pesquisadores que trabalham com as variadas possibilidades de se tratar a temática da mulher.
Ao longo do evento, professoras da UFPA e de outras universidades brasileiras abordarão, em palestras, as diversas perspectivas de estudos sobre gênero, como conjugalidade, violência, política, educação e meio ambiente. <<Nosso objetivo é fazer uma avaliação de como está o estado da arte sobre pesquisas acerca da mulher e relação de gênero, como se avolumou o estudo e o que se está fazendo>>, afirma a professora doutora Luzia Álvares, vice-coordenadora do evento. A programação também contará com a apresentação de trabalhos nos Grupos Temáticos do GEPEM.
Além de dar visibilidade aos trabalhos na área, o encontro será uma oportunidade de reunir pesquisadores das ciências humanas e jurídicas a fim de aprofundar e estimular os estudos sobre a mulher. A idéia é mostrar como as pesquisas estão se ampliando com a inclusão de novas problemáticas, o que requer um momento de reflexão. <<Nós, enquanto pesquisadoras de gênero, avaliamos onde a mulher está em desigualdade dentro da sociedade. Mas as pesquisas avançam muito mais, por exemplo, avaliando a questão do idoso, das mulheres trabalhadoras rurais, dos homossexuais. Essa diversidade do tema quer mostrar as múltiplas mulheres e homens que existem>>, completa a professora.
Está prevista a apresentação de um total de 6 mesas temáticas, 60 trabalhos e 25 painéis nos GTs, além da presença de, aproximadamente, 200 participantes, entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, integrantes dos movimentos sociais de mulheres, organizações não-governamentais e órgãos oficiais.
Grupo de Estudos
O GEPEM surgiu em 1994, na UFPA, a partir da demanda de alunos e professores que estavam trabalhando com a questão da mulher e de gênero. <<O grupo agregou as pessoas que estavam pesquisando gênero na universidade, mas estavam isoladas. Quando nós fizemos o I Encontro Amazônico, vimos que havia muitos pesquisadores estudando a temática>>, explica Luzia Álvares, que é também a coordenadora do GEPEM. Hoje o grupo possui 23 associados e está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Ciências Políticas e Psicologia.
Nos 14 anos de existência, o GEPEM já realizou dois encontros. Em 1994, o I Encontro Amazônico Sobre Mulher e Relações de Gênero discutiu temáticas como violência e exploração rural nos estados participantes. Dois anos depois, o <<II Encontro Mulher e Modernidade na Amazônia>> concentrou os debates na problemática das desigualdades de gênero e na luta pela cidadania feminina. Os eventos resultaram, respectivamente, nos livros A Mulher Existe? Uma contribuição ao estudo da mulher e gênero na Amazônia e Mulher e Modernidade na Amazônia, que reuniram os artigos apresentados nos encontros.
Para esta terceira edição, com o tema <<As Faces da Diversidade>>, o GEPEM espera reiterar a necessidade de se tratar feminilidades e masculinidades, a partir de diferenças étnicas, de status, gerações, sexualidades e orientações religiosas. Ao final do evento, também haverá a reunião e publicação dos trabalhos apresentados.
Encontro da Rede Feminista
Concomitantemente ao III Encontro Amazônico, acontecerá o 15º Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Gênero (REDOR). O evento visa avaliar a atuação da Rede quanto à articulação de pesquisadores do Norte e Nordeste.
Fundada em 1992, na Bahia, a REDOR é uma organização que congrega estudiosos de diversas áreas do conhecimento que tratam da temática do gênero. Sua coordenação reside em um estado por dois anos. Em 2006 e 2007, por exemplo, a sede da rede foi no Pará. Atualmente, ela funciona no Maranhão sob a coordenação da Professora Doutora Maria Mary Ferreira. Uma das mesas temáticas do Encontro Amazônico será direcionada, especificamente, para (re) pensar as atividades e perspectivas da associação.
Inscrições
As inscrições para o encontro vão até 23 de setembro e estão sendo realizadas no GEPEM, (2º andar do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH), no horário de 8h às 12h e 14h às 18h. Outra opção é o site: www.gepem.com.br (copie e cole em seu navegador). Para submeter trabalhos nos Grupos Temáticos deve-se enviar o resumo por e-mail até 10 de agosto de 2008, diretamente para as coordenadoras. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 20 de agosto. Veja a relação dos GTs e suas respectivas coordenadoras:
GT1) Gênero, Identidade e Cultura.
Coordenação: Maria Angélica Motta-Maúes/UFPA (angelicamaues@uol.com.br) e Cristina Donza Cancela/UFPA (donza@ufpa.br)
GT2) Gênero,Cidadania e Participação Política
Coordenação: Maria Luzia Álvares/UFPA (luzia@ufpa.br) e Josinete Pereira Lima/IESAN (josi_emanuele@hotmail.com)
GT3) Gênero, Arte/Literatura e Educação
Coordenação: Eunice Ferreira dos Santos/UFPA (efsantos47@gmail.com) e Scarleth Arana (scarleth@ufpa.br)
GT4) Mulher, Relações de Trabalho e Meio Ambiente
Coordenação: Telma Amaral Gonçalves (telmaral@ufpa.br) e Maria Cristina Maneschy (cristina@ufpa.br)
GT5) Gênero, Saúde e Violência
Coordenação: Mônica Prates Conrado (mconrado@ufpa.br) e Ana Cleide Moreira (acleide@uol.com.br)
Programação
Confira a programação do III Encontro Amazônico, que acontecerá no Auditório Setorial Básico I, localizado no Campus do Guamá.
23/09
9-19h - Credenciamento
19h - Abertura do Encontro
19h30 - Conferência de Abertura. Conferencista: Profa. Dra. Maria Angélica Motta-Maués (GEPEM-UFPA)
24/09
9h - Mesa Temática I: Gênero, conjugalidade e sexualidade. Palestrantes: Prof. Dr. Fabiano Gontijo (UFPI), Profa. Dra. Cristina Donza Cancela (UFPA) e Profa. Dra. Laura Moutinho (USP).
11h - Mesa Temática II: Trajetórias de Estudos e Pesquisas em Gênero: (Re)Pensar a REDOR. Palestrantes: Profa. Dra. Maria Mary Ferreira (UFMA), Profa. Dra. Ana Alice Costa (UFBA) e Profa. Dra. Gema Galgani (UFCE).
14h - Apresentação de trabalhos nos Grupos Temáticos (GTs).
25/09
9h - Mesa Temática III: Violência e direitos humanos na perspectiva de Gênero. Palestrantes: Profa. Dra. Lourdes Bandeira (UnB) e Profa. Dra. Mônica Conrado (UFPA)
11h - Mesa Temática IV: Gênero, Poder e Participação Política. Palestrantes: Profa. Dra. Jussara Reis Prá (UFRGS), Profa. Dra. Maria Luzia Álvares (UFPA) e Profa. Dra. Ana Alice Costa (UFBA).
14h - Apresentação de trabalhos nos Grupos Temáticos (GTs).
26/09
9h - Mesa Temática V: Gênero, Arte/Literatura e Educação. Palestrantes: Profa. Dra. Constância Lima Duarte (UFMG), Profa. Dra. Eunice Ferreira dos Santos (UFPA) e Profa. Dra. Scarleth O’Hara Arana (UFPA).
11h - Mesa Temática VI: Gênero, relações de trabalho e meio ambiente e desenvolvimento. Palestrantes: Profa. Dra. Maria Ângela D’Incao (UNESP) e Profa. Dra. Maria Cristina Alves Maneschy (UFPA).
14h - Apresentação de trabalhos nos Grupos Temáticos (GTs).
Contatos e mais informações
Telefones: (91) 3201-7441 / 3201-7997 / 3201-8215
E-mails: donza@ufpa.br / luzia@ufpa.br / gepem@ufpa.br / gepem14ufpa@gmail.com
Site: www.gepem.com.br (copie e cole em seu navegador)
Texto: Suzana Lopes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária