Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto do Curso de Oceanografia visita as praias de Algodoal

Aproveitando o período de veraneio, alunos e professores do curso de Oceanografia da UFPA decidiram transformar o passeio às praias em momento de conscientização ambiental. O projeto <<Oceanografia vai à praia>>, em sua segunda edição, ganhou a atenção de turistas e moradores da Ilha de Algodoal, através de atividades educativas sobre meio ambiente, o cuidado e a preservação das praias, o destino racional do lixo, além de mostrar a importância do profissional de oceanografia para a sociedade.

 

O Projeto foi idealizado em 2002 pelos alunos de Oceanografia e à época, o primeiro local visitado pelos estudantes foi a Praia do Farol, distrito de Mosqueiro, em Belém, durante os dias 27 e 28 de julho de 2002. Dentre as ações promovidas pelo grupo estavam: arrastões ecológicos, coletas de lixo, oficinas educativas sobre meio ambiente e teatro de rua. Com os materiais coletados em mãos, o grupo se propôs a pesquisar qual tipo de lixo é mais comumente produzido entre os veranistas.

 


 Passados seis anos, as atividades só mudaram de local. Entre os dias 18 e 20 de julho, o projeto, já consolidado e trabalhando em parceria com a disciplina de <Educação Ambiental em Oceanografia>, ministrada pela Profª M. Sc. Daiane Avis, levou mais de 40 voluntários às praias de Algodoal. As atividades foram divididas em três etapas: pré-campo, campo e pós-campo.

 

A primeira etapa levou a equipe de alunos e professores à ilha para definição do local de atuação do projeto. Além do reconhecimento, foi feito um levantamento junto à comunidade sobre os principais problemas ambientais da região. Em Belém, durante o mês de junho, foi realizada a capacitação dos voluntários, através de palestras sobre meio ambiente, erosão costeira e ecossistemas costeiros, apontados como uns dos problemas registrados na Ilha de Algodoal/Maiandeua.

 

Esse trabalho de campo levou os voluntários aos vilarejos da Ilha (Algodoal e Fortalezinha). Dentre as ações do projeto estavam a exposição de stands com temas sobre o curso de Oceanografia, definição do que seria educação ambiental e quais os instrumentos para se promover a conscientização ambiental; o arrastão ecológico e pesquisas sócio-econômicas com o propósito de identificar padrões de comportamento sócio-ambiental entre os freqüentadores e habitantes da região.

 

A última etapa do projeto é sobre a análise e destino dos resíduos sólidos coletados.  O objetivo da análise do material, juntamente com a pesquisa sócio-econômica, é desenvolver um estudo sobre o tipo de lixo mais encontrado e qual o perfil de quem freqüenta as praias. Perguntas sobre os impactos ambientais e o que se está fazendo para preservar o meio ambiente, ajudaram a compor um relatório que pretende ser apresentado em palestra na Universidade, em reunião do Conselho Gestor da APA de Algodoal/Maiandeua e para os moradores da ilha.

 

O curso de Oceanografia da UFPA é o único da região Norte e foi criado em 2000. Oceanografia é a ciência que estuda os oceanos e as zonas costeiras sob todos os seus aspetos bióticos e abióticos. O oceanógrafo atua na conservação e recuperação de ambientes, desenvolvimento de tecnologias e estratégias para a melhoria da relação do homem com os oceanos, no manejo e conservação da biodiversidade, entre outros.

 

Texto: Andréa Mota – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em: 05.08.2008 15:50