EDUFPA lançará publicações na 20ª Bienal do Livro de São Paulo
A Editora da Universidade Federal do Pará participará da 20ª Bienal do Livro de São Paulo com quatro lançamentos. No período de 14 a 24 de agosto de 2008, além dos títulos publicados ao longo de 46 anos de existência, a Editora apresentará no evento mais quatro livros recém-editados: <<Pajelanças e Religiões Africanas na Amazônia>>, <<Marajó>>, <<Breviarium – Para Refletir com o Pe. António Vieira>> e <<A Palavra Divina na Surdez do Rio Babel>>. Os lançamentos acontecerão no dia 20 de agosto, das 17h às 18h45.
Privilegiando obras de conteúdo amazônico, a EDUFPA publicará o livro Pajelanças e Religiões Africanas na Amazônia, cujos organizadores são Raymundo Heraldo Maués e Gisela Macambira Villacorta. O livro contém textos de múltipla autoria sob o enfoque antropológico, abrangendo folclore, religião, literatura, poesia, dança, cultura e rituais xamãnicos. Está dividido em cinco eixos que abordam Pajelança, Umbanda, Candomblé, religiões afro-brasileiras no Maranhão e no Pará, encantados, encantarias e encantamentos na Amazônia.
<<Marajó>> é outra obra de grande valor não só para a região amazônica quanto para toda a literatura brasileira. Co-editado pela Casa de Rui Barbosa, foi escrito por Dalcídio Jurandir, autor paraense que recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. <<Marajó>> é o quarto livro da série Extremo Norte, composta por dez livros em que Dalcídio narra a vida amazônica, em especial a marajoara, com uma linguagem poeticamente tecida.
Laïs Zumero, coordenadora da EDUFPA, resume a obra - <<o livro trata da vida amazônica, na Ilha do Marajó. É uma espécie de romance-documentário riquíssimo em informações etnográficas, antropológicas, sociológicas e psicológicas, que se desenrola em um jogo vivo de memória e ficção>>.
Os dois outros lançamentos são de autoria de Amarilis Tupiassú, pesquisadora e professora de Letras. Em homenagem aos 400 anos de nascimento do Pe. António Vieira, a Universidade publicou <<Breviarium – para refletir com Pe. António Vieira>> e <<A Palavra Divina na Surdez do Rio Babel>> – com cartas e papéis do Pe. António Vieira. São obras em que a autora analisa a vasta obra do jesuíta e concede especial espaço para reproduzir trechos de centenas de sermões e cartas escritos por ele.
Amarílis reuniu diversos excertos que destacava dos textos do padre e copiava em um caderno à parte. Após dez anos de leitura, as anotações lhe inspiraram a produzir um livro e, com a ajuda da Editora Universitária, lançará duas publicações que registram a beleza estilística e reflexiva dos sermões e cartas de António Vieira. Atualidade, crítica social e destreza com as palavras são apenas alguns ingredientes que instigam a leitura das obras. Em A Palavra Divina, ainda há textos de Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e José Veríssimo que testemunham a importância do jesuíta.
Na 20ª Bienal do Livro de São Paulo, a Editora da UFPA terá um stand com suas principais publicações, como Diálogos de Platão (textos traduzidos direto do grego por Carlos Alberto Nunes) e Belém do Grão Pará (terceiro livro da série Extremo Norte). No dia do lançamento dos quatro livros, estarão presentes alguns autores das obras. A fim de facilitar a aquisição das edições, elas serão vendidas a preços bastante acessíveis, que variam de R$ 30,00 a R$ 35,00.
Texto: Suzana Lopes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária