Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Missa marca 49 anos do Hospital Barros Barreto

Uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Orani Tempesta, marcará, nesta quinta-feira (14), às 10h, os 49 anos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que começou a funcionar no dia 15 de agosto de 1959. O evento será realizado no jardim do Hospital com a presença de diretores, servidores, usuários, acompanhantes e voluntários.

Atendendo exclusivamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o HUJBB não pára de crescer.  O próximo grande passo será a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), prevista para 2009. Assim, o Hospital entrará em uma nova fase, disponibilizando assistência integral a pacientes portadores de câncer, incluindo oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia. Para isso contará com recursos humanos especializados, equipamentos e infra-estrutura hospitalar e de rede.

A Unacon foi viabilizada pelo Projeto Expande, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA).Em parceria com a Sespa, o Hospital também vai incrementar a assistência nas áreas de Infectologia e Pneumologia, propiciando atendimento mais rápido aos casos suspeitos de meningite e de doenças respiratórias com a construção da Unidade de Diagnóstico de Meningite e Urgência Respiratória, que também deverá ser inaugurada em 2009.

Missão

Desde 1959, o Barros Barreto vem assumindo novas funções e hoje é considerado um dos principais serviços de saúde do Estado do Pará e da Região Norte, sendo Referência Regional em Pneumologia e Infectologia, Estadual em Endocrinologia e Diabetes e Referência Nacional em Aids. Registra, em média, 10.308 atendimentos ambulatoriais, 461 internações hospitalares e 66.592 exames de laboratório, rádio-imagem, métodos gráficos, endoscópicos e provas de função respiratória.

Segundo o diretor do HUJBB, Luiz Moraes, o Hospital está expandindo para outras especialidades, mas sem perder o foco nas mais antigas, que são as doenças pulmonares e infecciosas. Para se ter uma idéia do papel do Hospital na área de infectologia, ele informou que de janeiro a agosto deste ano, internou 60 casos suspeitos de dengue hemorrágica, dos quais 14 foram confirmados e não houve nenhum óbito. Na área de pneumologia, além do ambulatório e internação para tratamento das diversas doenças do pulmão, desenvolve o Programa de Tuberculose Multirresistente, que atendeu 283 pessoas em 15 anos e atualmente tem 32 pacientes em tratamento.

Moraes ressaltou, ainda a importância do Barros Barreto como formador de recursos humanos para a saúde, disponibilizando anualmente Residência Médica em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Clínica Médica, Endocrinologia, Gastroenterologia Clínica, Infectologia e Pneumologia. Além disso, dispõe de vagas gratuitas para profissionais de saúde de instituições públicas em cursos mensais de atualização nas áreas em que é referência. <<Este ano, também implantou o Curso de Especialização em Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar, que tem 44 alunos>>, acrescentou o diretor.

Finalizando, ele disse que a missão do Barros Barreto, hoje, é prestar atenção à saúde com excelência e referência para a alta complexidade, formar recursos humanos e gerar conhecimento, atuando de forma decisiva e integrada na transformação da realidade, obedecendo aos critérios de necessidade da população, ao sentido pleno da cidadania, com base na responsabilidade social. Sua visão de futuro é ser um referencial público de formação acadêmica especializada e de prestação de serviços de alta confiabilidade em saúde na Amazônia.

Texto: Roberta Vilanova - Ascom/HUJBB
Publicado em: 13.08.2008 15:08