Reunião define atuação da Comissão de Implantação da UFOPA
Na manhã desta quinta-feira, 14, no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Santarém, representantes de autoridades e integrantes da comissão para implantação da UFPA, além de docentes e pesquisadores convidados, estiveram reunidos para discutir a implantação do conselho consultivo da UFOPA e definir frentes de trabalho.
Para o presidente da comissão da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, um dos objetivos do encontro é determinar equipes que trabalharão conjuntamente em quatro frentes: Agrária e Florestal, Instituto das Águas (que tratará de pesca e aquicultura), Recursos Minerais e Bioenergéticos, além de Ciências Humanas e Sociais. A partir desse trabalho, a expectativa da comissão é a de apresentar um documento mais sólido ao Ministério da Educação. Seixas Lourenço ressaltou que também é papel da comissão discutir novos modelos na formação de recursos humanos.
Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Alex Fiúza de Mello, a UFOPA já nasce com a vantagem de ser uma instituição superior de porte médio. “Poucas universidades na Amazônia já nascem com 500 professores”, afirmou. Alex Fiúza lembrou a história da UFPA, desde a sua criação e ressaltou a importância em se discutir modelos de formação. “Os modelos de formação estão mudando e temos de acompanhar essa tendência. A UFOPA não pode ser a UFRA, nem a UFPA. Ela tem que ser melhor que a UFPA e a UFRA. Temos que ser conscientes de que vivemos um momento histórico e que somos atores desse momento. Somos instituições públicas comprometidas com o conhecimento e com o resgate e os desafios são imensos. A Universidade é para todos”.
Durante a reunião, a procuradora da Superintendência da Amazônia SUDAM), Márcia Lira, entregou ao presidente da comissão um documento em que a SUDAM transferirá os bens móveis à UFRA, para dar início ao patrimônio da UFOPA. Como a UFOPA ainda não existe formalmente, todos os bens serão transferidos para a Universidade Federal Rural da Amazônia.
Para a secretária de educação do Estado, Bila Gallo, o nascimento da UFOPA será a pedra fundamental para formar 25 mil professores, que atenderão o Oeste do Pará. “Nós precisamos, na área de formação de professores, estabelecer o diálogo profícuo com a UFOPA, para que possamos atingir nossos objetivos”, declarou.
A programação do “Encontro para discussões sobre implantação da UFOPA” prosseguiu à tarde, com o “Seminário: Pensando uma nova universidade”, que discute “Modelos inovadores de Formação de Recursos Humanos”. A diretora da Secretaria de Educação Superior (SeSu/MEC), Maria Ieda Costa Diniz abriu a programação mostrando dados do Reuni e a UFOPA em números. Na sequência, houve a participação de debatedores e expositores.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária