Atleta da Escola de Aplicação participa das Olimpíadas de Pequim como titular da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica
Em 1986 foi fundado o Clube Aberto de Ginástica e Dança do Núcleo Pedagógico Integrado (atual Escola de Aplicação da UFPA), por Carmen Lilia Faro. Vinte e dois anos depois, a filha de Carmen, Luana Faro, vai às Olimpíadas de Pequim, na China, como atleta titular da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica (GR). Desde os seis anos, Luana treina na Escola de Aplicação e agora, aos dezoito, representa o Pará e o país nos Jogos Olímpicos de 2008.
A ginasta paraense tem duas técnicas que a acompanham desde o início de sua carreira: Céres Carvalho Macias, da Escola de Aplicação e Francilena Branco, da Secretaria Estadual de Educação. O ritmo de treinamentos é de, no mínimo, quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira, no Ginásio do Instituto Evandro Chagas.
Luana Faro foi indicada quatro vezes ao Troféu Rômulo Maiorana, premiação do esporte paraense. Em março de 2005, ela participou de uma seletiva, em Curitiba, que lhe garantiu uma vaga na Seleção Olímpica. Na ocasião, ficou em primeiro lugar na categoria Individual Geral e no aparelho arco, além do segundo lugar nos aparelhos corda e fita. Já como ginasta da seleção, disputou os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, como reserva na categoria de conjunto.
No final do ano passado, Luana passou a ser titular da Seleção, na categoria conjunto. Este ano, já participou de vários campeonatos com a equipe brasileira, como Torneios Internacionais na França, em Portugal e na Bulgária, e o Pré-Olímpico, com etapas na Itália, no Brasil e na Ucrânia. E agora em agosto, está competindo nas Olimpíadas de Pequim.
<<Nossa maior satisfação é saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido no âmbito nacional e internacional>>, afirma Céres Macias, uma das treinadoras de Luana Faro. Céres e Francilena Branco não foram à China, mas preparam a equipe de GR da Escola de Aplicação, nas categorias infantil, juvenil e adulta, para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica. As ginastas competirão de 22 a 24 de agosto, em Aracaju, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG), da Escola de Aplicação, do Governo do Estado do Pará, da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer e do Instituto Evandro Chagas.
Texto: Suzana Lopes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária