Comissão de implantação da UFOPA reúne-se no próximo dia 05
A Comissão de implantação da Universidade Federal do Oeste Pará (UFOPA), composta por docentes e técnicos da UFPA e UFRA, em Santarém, terão uma reunião com representantes do Governo do Estado, no dia 05 de setembro, para mais uma rodada de discussões sobre a nova universidade.
Nos últimos dias 14 e 15, em Santarém (sede da UFOPA), o Ministério da Educação, juntamente com a Comissão de Implantação da UFOPA, promoveram um encontro para discussões sobre a implantação da instituição, em que debateram a atuação do conselho consultivo da UFOPA e definiram frentes de trabalho.
Segundo o presidente da comissão de implantação da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, um dos principais objetivos do encontro em Santarém foi pensar uma nova universidade, ao determinar equipes que trabalharão conjuntamente em quatro frentes, que representam os pilares da nova instituição: agrária e florestal, Instituto das Águas (que tratará de pesca e aqüicultura), recursos minerais e bioenergéticos, além de Ciências humanas e sociais.
Como resultado dessas reuniões, a comissão apresentará um documento mais sólido ao Ministério da Educação, que apresentará ao Senado. Seixas Lourenço ressaltou que também é papel da comissão discutir novos modelos na formação de recursos humanos.
Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Alex Fiúza de Mello, a UFOPA já nasce com a vantagem de ser uma instituição superior de porte médio. <<Poucas universidades na Amazônia já nascem com 500 professores>>, afirmou. <<Os modelos de formação estão mudando e temos de acompanhar essa tendência. A UFOPA não poder a UFRA, nem a UFPA. Ela tem de ser melhor que a UFPA e a UFRA. Temos que ser conscientes de que vivemos um momento histórico e que somos atores desse momento. Somos instituições públicas comprometidas com o conhecimento e com o resgate e os desafios são imensos. A Universidade é para todos>>.
O papel da Comissão
Instituída este ano pela Portaria do MEC nº 410, de 3 de junho, a Comissão de Implantação da UFOPA tem como missão organizar a área acadêmica e curricular da nova universidade, além da administração de pessoal, patrimônio, orçamento e finanças. A nova universidade federal, que terá sede em Santarém, será constituída a partir do desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Atualmente, o Projeto de Lei nº 2.879/08, que cria a UFOPA, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e está em apreciação na Comissão de Educação e Cultura.
Texto e Foto: Lorena Filgueiras - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária