Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Revista Scientific American lança Coleção Amazônia

Já está nas bancas o primeiro fascículo da Coleção Amazônia, da Scientific American, uma série de três publicações que visam desmistificar a imagem de floresta virgem, intocada e imutável, frequentemente vinculada à região. O volume 1, com 98 páginas, traz como tema <<Origens>> e conta desde a formação geológica até os processos sociais que envolvem a ocupação histórica da Amazônia. Pesquisadores da UFPA colaboraram com vários artigos sobre Geologia, Arqueologia, Paleogeografia, História, Economia e memória.

 

A Professora Doutora Denise Pahl Schaan, antropóloga do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, escreveu o artigo <<A Amazônia antes do Brasil>>, em que traçou um panorama da história da ocupação da região, desde a chegada dos primeiros habitantes, há cerca de 12 mil anos, até a chegada dos europeus no século XVI. <<Queria que as pessoas tivessem a idéia de um longo processo de mudanças culturais importantes que ocorreram na Amazônia, com ênfase para o fato de que os grupos humanos foram familiarizando-se gradativamente com o ambiente em suas diversas variantes>>, diz Denise Schaan.

 

Além da antropóloga, mais oito professores da instituição publicaram artigos, o que representa quase 50% dos textos da revista. É o caso dos Doutores em Geologia, Lúcia Travassos da Rosa Costa e Roberto Dall’Agnol, também Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. No texto <<A Formação do Continente Amazônico>>, os pesquisadores abordam o processo de construção e evolução do continente ao longo do tempo geológico e, inclusive, relatam que a região de Carajás, província rica em minérios localizada no sudeste do Pará, é um dos núcleos mais antigos.

 

<<A idéia de aliar o conhecimento científico sólido a uma linguagem acessível para atingir um público mais amplo foi uma das razões que me motivaram a fazer o artigo. As Geociências pouco têm divulgado sobre o conhecimento gerado na área e isso tem que mudar>>, defende Dall’Agnol.

 

Próximos fascículos


Os outros dois volumes da Coleção Amazônia tratarão sobre os <<Tesouros>> e <<Destinos>> da região, respectivamente. A edição n° 2 será hoje (22 de agosto) e abordará a biodiversidade e a abundância de recursos naturais, minerais e petrolíferos amazônicos.

 

O terceiro fascículo tem previsão de chegar às bancas na primeira quinzena de setembro. Com o tema <<Destinos>>, enfocará as perspectivas da Amazônia, a partir do embate entre o uso predatório dos recursos naturais e as propostas de desenvolvimento sustentável.

Scientific American

 

A Scientific American é uma revista mensal de divulgação científica que contém artigos escritos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre a produção científica nas diversas áreas do conhecimento. Desde 2002, existe a edição brasileira da revista, produzida pela empresa Duetto Editorial.

Serviço
Scientific American – Coleção Amazônia
Volume 1: Origens – Já nas bancas
Volume 2: Tesouros – Dia 22 de agosto nas bancas
Volume 3: Destinos – 1ª quinzena de setembro nas bancas
Venda em bancas de revista de todo o Brasil
Tiragem inicial do primeiro fascículo: 21 mil exemplares
Preço: R$ 14,90 por exemplar

Texto: Suzana Lopes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

 

Publicado em: 22.08.2008 12:10