Última semana de agosto trará eventos científicos ao público
O Programa de Ensino, Difusão e Popularização da Física, composto pelos projetos <<Núcleo de Astronomia da UFPA>>, <<Física e Tecnologia para a Escola>>, <<Laboratório de Demonstrações da UFPA>> e <<Museu Interativo da Física>> realiza, de 25 a 29 de agosto, o II Workshop de Difusão e Popularização de Ciência e Tecnologia na Amazônia e a II Semana do Laboratório de Demonstrações da UFPA.
Segundo o coordenador da Pós-graduação da Faculdade de Física, Luís Carlos Bassalo Crispino, que também é membro da comissão organizadora dos eventos, esta iniciativa representa o ponto culminante das propostas desenvolvidas pelos projetos de física, além de uma resposta à massa crítica gerada a partir deles. <<Há muitas pessoas <orbitando> em torno da difusão e popularização científica. Logo, esse é um assunto que interessa a muita gente>>, diz Crispino.
O professor ressalta que é necessário ampliar essa idéia, considerando-se que hoje vive-se uma dupla alfabetização: a tradicional e a tecnológica. <<As pessoas precisam conhecer os tijolos básicos da ciência para construí-la>>, comenta o pesquisador. Ele conta que o I Workshop teve o objetivo de criar um Pólo de Ciência e Tecnologia, como um grande museu, que pudesse ser englobado ao Parque Tecnológico do Guamá, previsto para 2010. <<Este ano estarão presentes diversas autoridades, inclusive do Ministério da Ciência e Tecnologia>>, afirma ele.
Para Crispino, os eventos constituem encontros nacionais que colocam a Amazônia em foco, visto que devem comparecer representantes de vários Estados, como Amazonas, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Público
Quanto à resposta do público, o pesquisador ressalta que no ano passado houve um retorno muito positivo, inclusive atingindo os professores da rede pública. <<Queremos trazer a ciência e a tecnologia para perto das pessoas. Este ano, por exemplo, a Teoria da Evolução completa 100 anos e teremos palestras sobre Darwin e Wallace. Este último viveu em Belém, mas muita gente não sabe. Revelar isso é fazer com que o público amazônico se sinta de certa forma inserido na história científica da humanidade>>.
O professor explica que a programação conta com palestras, mesas redondas, mini-cursos, observações astronômicas e oficinas, além da exposição de experimentos. <<Estará disponível ao público uma réplica da Lâmpada de Edison, a primeira da história. Nossa idéia é transpor as barreiras psicológicas que muitas pessoas têm em relação à Ciência, demonstrando que ela foi rudimentar e mecânica em seus primórdios>>.
Serviço
Os eventos são abertos ao público e serão realizados no Campus Básico da UFPA (Campus de Belém).
Mais informações: (91) 3201-7889
Texto: Tamiles Costa- Assessoria de Comunicação Institucional
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária