Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Estandes da UFPA são sucesso de visitação na Feira de Orientação Profissional da SEDUC

Os cursos da UFPA foram sucesso de visitação na Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico do Pará, promovida pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), na segunda-feira (25), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. No primeiro dia, o evento já contou com um público de cerca de 5 mil estudantes. A Feira conta com 91 estandes, dos quais 10 ocupados pela UFPA, que levou alunos de 20 dos cursos ofertados pela instituição. Além de conhecer o currículo e as experiências dos próprios universitários com relação a graduação na universidade, os visitantes puderam participar de uma palestra com o professor Luiz Acácio Centeno, diretor do Centro de Processo Seletivo (CEPS, antigo DAVES), que falou sobre o procedimento de ingresso no ensino superior adotado pela UFPA. A feira continua até hoje, com a exposição dos cursos e com palestra a ser ministrada pelo professor Licurgo Peixoto, Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PROEG), sobre a ampliação das vagas ofertadas pela instituição, que ocorrerá no horário de 9h às 11h.

 

Alguns dos cursos mais visitados pelos aspirantes à graduação superior na UFPA durante a Feira têm sido os de Farmácia, Biomedicina, Dança, Teatro Engenharia Mecânica. No estande deste último, os visitantes podem, até mesmo, contemplar protótipos de um aeromodelo e um carro construídos pelos próprios alunos do curso. Arielly Pereira, do 6º semestre de Mecânica na UFPA, é uma das alunas que recepciona o público para explicar o funcionamento do curso. <<É maravilhoso poder passar experiência e contribuir para a escolha profissional desses futuros calouros>>, afirmou. Assim como Arielly, outros universitários estão à disposição para esclarer dúvidas. Carla de Oliveira, por exemplo, do 4º semestre de Biomedicina na UFPA, explica a quem visita o seu estande sobre Genética, um dos ramos dessa ciência que mais atrai pesquisadores e que também é assunto de curso de Mestrado oferecido pela instituição. Já no estande do curso de Teatro e Dança, os estudantes podem conhecer o figurino de diversos espetáculos e até receber uma pintura no rosto.

 

De acordo com o coordenador de Educação Básica da PROEG, professor Mauro Magalhães, a participação da UFPA em um evento como a Feira de Orientação Profissional da SEDUC se faz de fundamental importância no sentido de dirimir as dificuldades dos alunos de ensino médio a escolher uma profissão com segurança. <<São iniciativas desse tipo que evitam, por exemplo, ocorrências de evasão de curso e favorece maior integração acadêmica e diálogo interdisciplinar>>, disse. O estudante do 3º ano do ensino médio, Everton Mendonça, 20, também aprovou o evento. <<Esclareci muitas dúvidas e, com certeza, terei menos chances de me arrepender por ter escolhido um curso com o qual não tenha afinidades>>, opinou ele, que se interessou pela Engenharia Mecânica da UFPA.

 

Na palestra sobre o PSS, o professor Acácio Centeno também falou sobre a importância de as escolas de ensino básico e médio atentarem para uma preparação de qualidade de seus alunos para o momento de prestarem exame de ingresso no ensino superior. O diretor do CEPS aproveitou ainda para falar da nova fase que a UFPA está prestes a vivenciar com as mudanças no modelo de aplicação das provas do seu processo seletivo que, em 2011, deixará de ser seriado. As transformações no processo serão graduais e já se iniciam em 2009, ano em que não haverá oferta de inscrição de forma isolada para a primeira fase do PSS e não mais serão cobradas questões analítico-discursivas, sendo a prova da terceira fase composta apenas de 45 questões de múltipla-escolha e uma redação.

 

Além de apresentar os atuais modelos de avaliação do PSS, os critérios de eliminação e até mesmo demonstrativos de notas e cálculos que determinam a aprovação ou não do candidato, Acácio explicou o porquê das mudanças implementadas e a expectativa com relação ao processo seletivo de 2011, que será totalmente reformulado. <<A mudança total só ocorre daqui a dois anos, para que o aluno que já iniciou o processo no modelo seriado possa concluir todas as etapas. Por isso, em 2009, o candidato não poderá mais se inscrever de forma isolada apenas na primeira fase, pois, em 2011, o processo seletivo se fará em uma única etapa, somente para quem já concluiu o ensino médio. Ainda não delimitamos o número de questões, mais serão questões de múltipla-escolha que prezarão a capacidade de leitura, interpretação de texto, raciocínio lógico, capacidade reflexiva e de compreensão da realidade local e global da atualidade, acompanhadas de uma redação>>.

 

Segundo o diretor, as mudanças têm como objetivos proporcionar uma concorrência em maior pé de igualdade para os candidatos às vagas na instituição, favorecer o ingresso de alunos oriundos de escolas públicas e desonerar o valor das taxas de inscrição nas provas.

 

Serviço - A Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico do Pará ocorre até hoje, no horário de 8h às 20h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

 

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 25.08.2008 21:11