Museu Goeldi e NAEA/UFPA realizam II Fórum de Arqueologia e Turismo na Amazônia
Pesquisa, planejamento, avanços e perspectivas da arqueologia e de Sítios Arqueológicos como atrativos turísticos em áreas naturais da Amazônia serão discutidos por especialistas durante o II Fórum de Arqueologia e Turismo na Amazônia. O crescente interesse público por conhecer manifestações ancestrais como àquelas dedicadas à arte rupestre, levam à necessidade de planejar e promover um turismo capaz de divulgar e ao mesmo tempo resguardar os sítios de eventuais depredações. O Fórum é uma iniciativa para demonstrar a importância de estudar, planejar a visitação e garantir a conservação do patrimônio.
O evento compõe a programação do I Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica, que o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), realiza entre os dias 2 e 5 de setembro no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, em Belém. O Fórum, que acontece no dia 2, antecede o Encontro Internacional e discutirá as novas perspectivas da relação da atividade turística com a arqueologia na Amazônia.
Coordenado pela arqueóloga Edithe Pereira, da Coordenação de Ciências Humanas (CCH), do Museu Goeldi, e pelo pesquisador Silvio Lima Figueiredo, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), o Fórum tem patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nele, estudiosos do tema apresentarão um panorama das pesquisas sobre o assunto, além dos avanços desde a realização do primeiro Fórum em 2005.
<<Discursos, problemas e possibilidades da prática do turismo arqueológico na Amazônia>> é o título da mesa-redonda que abre o evento e que contará com a presença dos coordenadores do Fórum e de convidados, como o Presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil de Rio Branco, Marcos Neves; o Secretário de Estado do Meio Ambiente do Pará, Valmir Ortega; a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ann Pontes; e Shirley Martins Santos, da Universidade Federal de Roraima.
Depois da mesa-redonda, a parte da tarde reserva a realização do Simpósio <<Turismo e Arqueologia: Pesquisa e Metodologias de Planejamento>>, que apresentará estudos sobre o tema, com ênfase para sítios do Sudeste do Pará. A partir das 14h, especialistas em Arqueologia do Museu Goeldi e de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentam cinco palestras sobre suas experiências de pesquisa na área.
Serviço: II Fórum Turismo e Arqueologia na Amazônia. Realização do Museu Paraense Emílio Goeldi e da UFPA (NAEA), dia 2 de setembro, das 9 às 17h, na Estação das Docas, em Belém.
O I Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica, acontece de 2 a 5 de setembro de 2008, na Estação das Docas. Mais informações no portal do Museu Goeldi.
Site do Fórum: http://marte.museu-goeldi.br/arqueologia/eiaa/forum.html (copie e cole em seu navegador)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária