Procampo abre inscrições para universitários
Estudantes de universidades públicas paraenses têm a oportunidade de vivenciar a realidade de camponeses que praticam agricultura familiar por meio do Programa de Vivência Estudantil-Camponesa (Procampo). O programa atua de forma interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, políticas sociais e economia e infra-estrutura e busca colaborar com a melhoria da organização e da produção das comunidades atendidas (assentados, ribeirinhos e quilombolas).
O programa é inédito no Brasil e integra as políticas de valorização e apoio à agricultura familiar do governo do estado e está com inscrições abertas para a segunda edição, que será realizada durante o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser realizadas no site www.segov.pa.gov.br/procampo, até o dia 19 de setembro. Nesta edição do Procampo participam os municípios Castanhal, Abaetetuba, Moju, Cametá e o distrito de Mosqueiro. Serão selecionados 360 novos estudantes da UFPA, UFRA e UEPA.
Os estudantes selecionados participarão de um curso de formação sobre a realidade agrícola da Amazônia nos meses de outubro a dezembro, com a participação de professores universitários e movimentos sociais. Em janeiro, eles passarão por um período de vivência, no qual morarão com uma família camponesa durante duas semanas, dividindo todo o cotidiano doméstico e produtivo dos agricultores.
Da experiência resultam a fomentação de projetos de integração para serem desenvolvidos junto às comunidades vivenciadas e artigos que enriquecem a produção científica sobre a questão do campo na Amazônia. Durante o período de participação no programa, os estudantes recebem uma bolsa-auxílio.
Serviço
Programa de Vivência Estudantil-Camponesa (Procampo)
Inscrições até 19 de setembro no site www.segov.pa.gov.br/procampo.
Podem se inscrever estudantes de qualquer curso da UFPA, UFRA e UEPA.
Informações: (91) 3224-6386
Texto e Foto: Divulgação
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária