Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Lançamento do Programa REUNI marca a história da educação superior nas universidades federais brasileiras

Representantes de todas as Instituições de Ensino Superior (IFES) da rede pública do Brasil participaram nesta quarta-feira, dia 03, do lançamento nacional do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído pelo Governo Brasileiro com o objetivo de expandir de forma significativa as vagas para estudantes de graduação no sistema federal de ensino. A UFPA esteve no evento representada pelo Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PROEG), professor Licurgo Peixoto Brito, para quem o momento importou em um marco na história da educação superior no país.


O lançamento ocorreu em Brasília e contou com a participação de Reitores e Pró-Reitores de todas as IFES brasileiras. A ocasião foi marcada pela assinatura da portaria de liberação de vagas para contratação de novos docentes e funções gratificadas que visam atender as demandas advindas da criação de novos cursos universitários. De acordo com o professor Licurgo, o evento se contextualiza no cenário nacional como símbolo da mudança de mentalidade do Governo no que se refere a investimentos na educação brasileira. <<Se antes tais investimentos partiam da iniciativa privada, hoje podemos notar a real preocupação da administração pública com o sistema de ensino superior no país>>, afirmou.


Tal fato foi confirmado com o pronunciamento do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que destacou os avanços sobre a oferta de vagas no ensino superior brasileiro. Segundo o Ministro, graças aos planos do REUNI, já se pode falar em um crescimento superior a 100% no número de vagas ofertadas nas universidades federais, considerando o período de 2003 a 2009. Esses 100% compreendem as vagas geradas a partir da expansão de oferta em cursos já existentes, da criação de novos cursos, da criação de novas universidades e da criação de novos campi universitários, o que significa que a capacidade de oferta de vagas nas universidades federais duplicou em todo o Brasil. Isso leva em conta apenas a situação dos cursos presenciais. A multiplicação seria ainda maior se consideradas as vagas criadas pelos programas PROUNI e FIES.


Também se pronunciou na ocasião do lançamento REUNI, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Amaro Lins (UFPE), que representou os demais reitores das IFES brasileiras. Para Amaro Lins, o REUNI só se tornou realidade devido o apoio fundamental do Governo Federal em acolher as propostas dos dirigentes de ensino superior na perspectiva do incremento da educação no país. Na seqüência, falou a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, estudante de jornalismo nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo. Lúcia elogiou a iniciativa do REUNI e reconheceu que, se em algum momento, grupos de estudantes manifestaram-se contra o Programa foi por motivos conservadores e egoístas.


Para fechar o ciclo de discursos, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que depois do dia anunciou a descoberta do Pré-Sal, um novo poço de petróleo para exploração brasileira na região da Bacia dos Santos, em julho de 2008, vivia um dia igualmente glorioso com o lançamento do REUNI e a comemoração pela duplicação do número de vagas nas IFES, explicando que os dois momentos se relacionam devido o fato de que o REUNI contará com recursos advindos justamente da exploração do Pré-Sal e que o Pré-Sal, por sua vez, poderá contar com os avanços científicos e tecnológicos que serão resultado exatamente do fortalecimento do ensino nas universidades.


Contexto local


Os investimentos do REUNI, somente no Estado do Pará, ultrapassam o valor de R$ 200 bilhões. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFPA, é no Pará que se pode observar um dos efeitos mais expressivos do Programa de expansão de vagas universitárias. <<O REUNI tem como um dos pontos fortes o incentivo à formação de professores que possam atuar no sistema de educação básica, suprindo principalmente as carências das cidades do interior do Estado. Assim, nossas prioridades de investimento dos recursos do REUNI são aumentar o número de vagas nos cursos de licenciatura já ofertados nos oito campi da universidade, localizados no interior paraense, a criação de novos cursos de bacharelado na capital e de cursos de pós-graduação, o que significa que a UFPA crescerá mais de 30%>>, sintetiza o professor Licurgo. Em 2009, será ofertado um total de 5.362 vagas, das quais 1.450 destinadas ao interior. Isso equivale a uma oferta de 337 novas vagas se comparada ao ano passado.
 

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional

Foto: Agência Brasil

Publicado em: 04.09.2008 21:20