Aeromodelismo: Equipe paraense participa de competição nacional
A lenda do Uirapuru é a inspiração de um grupo de onze estudantes de Engenharia Mecânica da UFPA que sonham em voar mais alto. Desde fevereiro, eles se reúnem em volta de projetos, gráficos, maquetes e peças. O desafio é construir um aeromodelo para o SAE BRASIL AeroDesign, um concurso de aviões em miniatura que reúne projetos de todo o Brasil.
Esta é a primeira vez que uma equipe paraense chega a tão longe. <<Não foi fácil participar da competição porque precisávamos construir um avião rádio-controlado, ou seja, que funcionasse com controle remoto. O projeto inteiro foi desenvolvido pelos alunos com a orientação do Professor Doutor Carlos Umberto Lima. A única parte que não foi construída no laboratório foi o motor>>, conta Ariely Pereira, capitã da equipe.
O Uirapuru da Universidade Federal do Pará será feito de madeira balsa, compensado e fibra de carbono. Ao final, o aeromodelo possuirá dois metros de comprimento e dois metros e trezentos de envergadura – largura de uma asa à outra. O avião pesará 3,7 kg e terá a capacidade de sustentar até 3,5Kg de carga . <<A competição estabelece metas a serem alcançadas pelos projetos, como medidas máximas e mínimas, mas avaliarão mesmo a realização do projeto. Na prática, isso quer dizer que o modelo real deve ser o mais próximo possível do que foi estipulado pelos cálculos, durante a fase de planejamento>>, explica Rafael Leão, integrante da equipe.
<<Essa é uma experiência única. Não há outra competição de projetos em aeronáutica como essa no país. Para quem encara o desafio, fica a experiência, o aprendizado e a certeza de que fomos além. Na graduação, temos aulas teóricas de Princípios de fluxos, mas apenas na prática, aprofundamos certos conhecimentos como o da aeronáutica, por exemplo>>, conta Ariely. O projeto será concluído até o dia 20 de setembro, quando a equipe viajará para São José dos Campos, interior paulista.
Competição: o 10º SAE BRASIL AeroDesign acontecerá entre os dias 17 e 19 de Outubro, no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo. A competição conta com 77 equipes inscritas de 57 Instituições de ensino superior nacionais e internacionais, sendo 67 equipes brasileiras, 8 venezuelanas e 2 mexicanas. Além da equipe paraense, alunos da Universidade Paulista (UNIP), campus Manaus, representarão o Norte na competição.
Duas equipes da Classe Regular e a Primeira colocada da Classe aberta do concurso obterão o direito de representar o Brasil no SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo três primeiros lugares, nas duas categorias. A East Competition é realizada pelo SAE International, instituição que deu origem ao SAE BRASIL e à qual esta é afiliada.
Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação - UFPA
Foto: Projeto Uirapuru
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária