Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Comissão de Implantação da UFOPA reúne-se com SEDECT e Fapespa

A comissão de implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, esteve reunida com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – FAPESPA, na última sexta-feira, 05, na sede da Sedect.

 

O presidente da Comissão de Implantação da UFOPA, Prof. Dr. Seixas Lourenço, veio a Belém para discutir políticas de colaboração das duas instituições junto à nova universidade. Juntamente a outros membros da comissão, Seixas Lourenço debateu a vocação natural da região e como potencializar a exploração dessa vocação, através de cursos de graduação e pós-graduação.  Lourenço lembrou que são mais de 40 mil professores leigos, carentes de educação superior, só no Pará, e que atuam no Ensino Médio. <<Na Região Oeste do Estado, temos metade desse número. A UFOPA vai atender essa demanda, a partir do momento em que investiremos pesadamente nas licenciaturas e na educação à distância>>, afirmou.

 

Para viabilizar a formação superior desses profissionais, a comissão de implantação da UFOPA tem parcerias firmadas com a Secretaria de Estado de Educação e espera implantar o 1º Ciclo Básico de formação de professores. Para ele, o maior desafio é ser capaz, até o ano que vem, de trazer pesquisadores que atuem na região. O presidente da FAPESPA, Ubiratan Holanda e o secretário-adjunto da Sedect, João Crisóstomo Weyl, expuseram propostas de bolsas de desenvolvimento científico regional para que esses pesquisadores queiram colaborar com a nova instituição.

 

A construção do Parque Tecnológico do Tapajós também foi um dos itens da pauta da reunião. Segundo Seixas Lourenço, <<o parque tecnológico do Tapajós vem ao encontro de necessidades muito atuais: construir empresas e formar pessoas que atuarão dentro dessas empresas>>.

 

A próxima reunião da Comissão de Implantação da UFOPA acontecerá em Brasília, ainda em setembro, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e na ocasião será consolidada a primeira versão do documento final a ser apresentado ao Ministério da educação.

 

Texto: Lorena Filgueiras – Assessoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 08.09.2008 18:44