Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Escola de Teatro e Dança prepara atores para o Auto do Círio

Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Preparação de Elenco para o Auto do Círio 2008, ofertada pela Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Esse ano, o espetáculo está em sua 14ª edição. Os interessados em participar como parte do elenco nesse cortejo que une técnicas de teatro de rua e escola de samba pode procurar a secretaria da ETDUFPA, até o dia 20 de setembro, e se inscrever gratuitamente. Os ensaios para o espetáculo ocorrerão entre os dias 22 de setembro e 09 de outubro. O Auto será apresentado na quinta-feira, dia 10, às 19h30. 

 

Este ano, o espetáculo tem como tema “Por uma Belém de paz”. Trata-se de uma manifestação cultural que une o aspecto religioso e o profano da festa católica do povo paraense, uma vez que permite que Nossa Senhora de Nazaré receba homenagens no estilo carnavalesco. Anualmente, o Auto atrai cerca de 10 mil pessoas. O espetáculo é itinerante. “Tem um quilômetro de extensão e três horas de emoção”, conforme define o professor Miguel Santa Brígida, que coordena o projeto de extensão, dirige a montagem do Auto e é pesquisador da área cultural do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA).

 

O espetáculo começa na Praça do Carmo e segue em cortejo, parando em estações pré-determinadas para encenações e homenagens. A primeira parada ocorre em frente à Sé Metropolitana. Na seqüência: Igreja de Santo Alexandre, Instituto Geográfico, Museu de Arte do Pará, Museu do Estado do Pará e Museu de Arte de Belém. Todo o momento conta com a participação de 500 atores.

 

Para fazer parte do elenco do Auto do Círio, a única exigência é ser maior de 16 anos e participar previamente da oficina preparatória, em que os atores recebem um treinamento adequado para prática específica do teatro de rua. A cada ano, o espetáculo conta com uma programação diferente, sempre baseada no momento ímpar que envolve a festa mariana, suas simbologias e tradições. O ápice do momento é a homenagem final, a qual conta com show pirotécnico e, esse ano, com a apresentação da escola de samba Tradição Romaense, acompanhada do carnavalesco Dominguinhos do Estácio, já considerado “padrinho do Auto do Círio”.

 

De acordo com Miguel Santa Brígida, o que é mais bonito no Auto é a forma como o povo se une para vivenciar a festa em um clima de comunhão, seja religiosa, seja cultural. “Todos que participam do espetáculo, até mesmo os atores, já que esses não recebem cachê e se inscrevem voluntariamente, testemunham um verdadeiro amor pelo Círio de Nazaré e pela cultura paraense. O Auto ganha extensão nos braços da multidão”, observa. Em 2003, o espetáculo foi tombado como patrimônio imaterial pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).    

 

Serviço


Oficina de Preparação de Elenco para o Auto do Círio 2008


Inscrições: até 20.09
Aulas: 22.09 a 09.10.08 (2ª a 6ªfeira)
Horário: 19h às 22h
Ministrante: Prof. Dr. Miguel Santa Brígida
Informações e inscrição: ETDUFPA – (91) 3212.5050/3241.0850
Requisitos: ser maior de 16 anos


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no horário de 9h às 12h e de 14h às 18h

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 09.09.2008 12:12