Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Pesquisa une conceitos estatísticos com a Natação

Interdisciplinaridade e inovação, esses foram os ingredientes que compuseram o tema da monografia dos professores de Educação Física, Elton Vinicius Oliveira de Sousa e Edilene Bittencourt de Oliveira. A pesquisa foi realizada como resultado do Curso de Especialização em Estatísticas Educacionais, oferecida pela Faculdade de Estatística da UFPA. Por meio do monitoramento da freqüência e amplitude de braçadas, assim como de outros conceitos da Estatística, os pesquisadores puderam traçar perfis de um bom desempenho para o nadador.



Intitulada <<Estudo da Eficácia de Gráficos de Controle para o Monitoramento de Treinamento de Natação, na Prova de 1500 m, utilizando Gráficos de Controle e a Decomposição da Estatística T2 de Hotelling>>, a monografia apresenta uma nova abordagem para a natação em Belém. Segundo o professor Elton, a utilização de recursos estatísticos voltados ao controle das variáveis responsáveis pelo bom desempenho atlético em nadadores é rara ou quase inexistente no Estado.



Os professores utilizaram, para a análise, vídeos sobre a competição de Melbourne, Austrália, no ano de 2007. O momento exato da largada do 1° e 2° colocados, segundo os professores, demonstrou que o atleta que largou primeiro imprimiu mais força no início, mas no fim, diminuiu o ritmo e ficou com a 2ª colocação. <<Em termos de natação, os atletas ‘morrem’ antes de alcançar a praia. Conseqüentemente, seus tempos, para as partes finais das provas, serão tão lentos que a vantagem adquirida, ao nadar rapidamente nas partes iniciais ,de nada servirá>>, atestam.



A monografia pretende, entre outras coisas, propor à natação paraense novas ferramentas que auxiliem o ensino da modalidade. “Assim, estudar o comportamento do nado de atletas, tomando como base atletas de alto nível, possibilita alcançar resultados ótimos, propor novas metodologias educacionais, estabelecer programas multidisciplinares e fomentar a participação de maiores fontes de recursos pedagógicos voltados ao esporte educacional, amador e profissional”, concluem.




Texto: Andréa Motta – Assessoria de Comunicação da UFPA


Publicado em: 10.09.2008 21:09