Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Redimensionamento de pessoal na UFPA

A Universidade Federal do Pará está realizando uma ampla reforma na lotação de seu pessoal técnico-administrativo, de forma planejada e estratégica, inspirada em padrões impessoais e modernos de gestão pública, após a conclusão de um criterioso e detalhado diagnóstico de seu quadro de servidores, seus limites e potencialidades. Baseada em metodologia rigorosa e transparente, pactuada com todos os gestores das unidades acadêmicas e administrativas, essa ação visa, primordialmente, prover a Instituição de um adequado dimensionamento de seu pessoal, associando capacitação, habilidades e competências dos servidores com as necessidades de cada setor, conforme modelo programado e desenhado em consonância com as finalidades institucionais.

 

Nesse novo quadro, cada unidade e subunidade universitária passam a contar com um número básico de servidores necessário ao seu funcionamento, segundo suas peculiaridades e especificidades, corrigindo-se distorções e assimetrias anteriores e nivelando-se os setores entre si, com padrão mais justo e equânime de lotação de pessoal.

 

Para se atingir esse nível decisório, com segurança e objetividade, levou-se cerca de dois anos de muito trabalho e dedicação, motivados por um ideal comum de melhoria do serviço público, executada a tarefa por técnicos abnegados da PROGEP, aí incluídas inúmeras visitas às várias unidades, observações in loco, registros de ocorrências e, sobretudo, entrevistas com os diversos atores envolvidos no processo: os próprios servidores e suas chefias. A expectativa é de um salto de qualidade na motivação dos servidores e na produtividade de cada setor universitário, no atendimento público e na eficiência das tarefas de rotina e de sua inovação, com melhor aproveitamento da força de trabalho disponível.

 

Segue-se, ao movimento de re-lotação de pessoal, a implementação de uma política de avaliação permanente da conduta e qualidade dos serviços prestados por cada servidor em sua função e ambiente de atuação, esta associada a uma política permanente programada de qualificação e atualização de todo o quadro funcional, com controle criterioso, de hoje em diante, de cada remoção de qualquer servidor, pesadas as motivações de cada ato vis-à-vis os interesses institucionais, tudo em vista da manutenção do padrão alcançado de distribuição de pessoal pelo conjunto da Instituição e de seu balizamento e monitoramento.

 

Com essa iniciativa a UFPA dá prosseguimento e consolida uma das principais diretrizes de seu Plano de Gestão, a saber: “a renovação e valorização dos quadros técnicos, qualificados a desempenhar funções essenciais de apoio acadêmico e assessoria didático-pedagógica, em todas as instâncias que lhes são pertinentes: gestão de pessoas, planejamento estratégico, administração e finanças, pesquisa institucional, secretariado executivo, tecnologias de informação, assessoria de comunicação, gestão de laboratórios, etc”. Sim, trata-se de uma vigorosa política de pessoal em curso, contínua, ampla e contemporânea, com plenas oportunidades de crescimento aos técnicos e administrativos, sua valorização, acompanhada de avaliação, assim contribuindo-se para um desempenho institucional global mais eficiente, responsável e de qualidade, essencial ao cumprimento das metas preconizadas no Plano Decenal de Desenvolvimento da Instituição e à realização dos anseios maiores da sociedade que espera, de sua universidade, exemplo de qualidade de gestão e de serviço público.

 

Artigo: Alex Fiúza de Mello (Reitor da Universidade Federal do Pará)

 

(Artigo originalmente publicado no Jornal Beira do Rio, Ano VI, Nº 64, Setembro, 2008. Acesse: http://www.ufpa.br/beiradorio)

Publicado em: 12.09.2008 10:49