Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto de Biblioteca Digital aborda vida de Bettina Ferro de Souza

A bibliotecária do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, Cristina Alencar,  está desenvolvendo o projeto de uma biblioteca digital sobre a médica Bettina Ferro, a quem o nome do hospital faz uma homenagem. O projeto é uma atividade desenvolvida para o Curso de Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais, da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará que, há algum tempo, já havia despertado o interesse de Cristina. "A médica e professora Bettina contribuiu muito para a história da medicina no Pará. Com a biblioteca digital, os interessados sobre o seu trabalho poderão obter informações de maneira rápida e prática", afirma.

Bettina Ferro de Souza foi especialista em Clínica Médica e Cardiologia, formada pela antiga Faculdade de Medicina do Pará. Sua trajetória profissional foi marcada pela dedicação ao estudo das questões da saúde pública no Estado, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, com um forte envolvimento humanístico. Tornou-se reconhecida não apenas no Pará, mas também no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ela faleceu aos 80 anos, no dia 16 de janeiro de 1993, ano de criação do hospital.

Em co-autoria com outros médicos, ela escreveu o Manual de Propedêutica Médica, publicado pela CEJUP em 1995. Além disso, organizou o Congresso Brasileiro de Cardiologia em Belém, em 1970,  ano em que se tornou a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

<<Apesar de trabalhar na biblioteca do Hospital Bettina há dois anos, conhecia pouco ela. Pesquisando, tenho descoberto várias coisas, inclusive que o professor Clóvis Meira faz uma referência a ela no livro ‘Médicos de Outrora no Pará’, publicado em 1989. Ele conta sobre os seus tempos de faculdade e de como ela foi uma aluna exemplar>>, explica Cristina.

O projeto da biblioteca digital incluirá não apenas os trabalhos desenvolvidos pela médica, mas também particularidades sobre sua vida, como fotos pessoais e depoimentos de familiares. Uma Biblioteca Digital é constituída por documentos digitalizados que podem ser acessados pela internet de qualquer parte do mundo. Isso garante que mais pessoas tenham acesso. Além disso, a busca é mais fácil e mantém a integridade dos documentos. A biblioteca central da UFPA já usa esse sistema, disponibilizando teses e dissertações.


Texto: Rejianne Alves - Assessoria de Comunicação HUBFS
Foto: Divulgação

Publicado em: 24.09.2008 09:32