Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Participação em fori garante aprendizado e troca de experiências

A Universidade Federal do Pará, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), integrou dois fori esta semana. Um deles foi o Fórum das Licenciaturas, promovido com o apoio da Associação Nacional de Formadores Profissionais da Educação – ANFOPE, cujo tema foi o “Sistema Nacional de Formação de Professores”, ocorrido na Universidade da Amazônia, nos dias 22 e 23. O outro foi o Fórum das Graduações, que ocorreu na Secretaria Geral dos Conselhos da UFPA, nos dias 23 e 24, e abordou questões referentes à inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente acadêmico e à implantação de cursos noturnos.

 

Em ambas as ocasiões, estiveram presentes professores, estudantes e dirigentes de faculdades dos diversos campi da UFPA. Para o professor Licurgo Peixoto de Brito, Pró-Reitor de Ensino da Instituição, foram momentos de reflexão e de acúmulo de experiências. No Fórum das Licenciaturas, por exemplo, discutiu-se  a necessidade de um aperfeiçoamento quantitativo e qualitativo na formação de professores com habilitação para atuarem na educação básica no Estado do Pará. “Um recente dado divulgado pelo MEC nos deu um indicativo alarmante de que chega a 125 mil o número de professores que atuam na área sem a devida qualificação”, observou o Pró-Reitor.

 

Já o Fórum das Graduações foi uma oportunidade para que os participantes debatessem temas como a inclusão social e a implementação de políticas que atendam  necessidades das pessoas portadoras de deficiência nos campi da UFPA. Como resultado dessas abordagens, criou-se um grupo de trabalho formado por integrantes da coordenadoria de apoio ao discente, da PROEG, no sentido de identificar as ações mais urgentes que precisam ser implementadas no atendimento às pessoas com deficiência.

 

Outro ponto abordado foi o aumento de oferta de cursos e serviços em horário noturno na Instituição. Assim, uma das ações do grupo de trabalho será a mobilização das faculdades para que se sensibilizem com a situação de alunos que precisam conciliar horário de trabalho com o de estudo e, por isso, também necessitam de ofertas de vagas e apoio laboratorial, de secretaria e de segurança para cursos noturnos.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA

Publicado em: 24.09.2008 20:30