Patrimônio Musical Amazônico é tema de seminário
O Programa de Pós-graduação em História da UFPA e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Pesquisa (FAPESPA) promovem, de 7 a 9 de outubro, o Seminário <<A Memória Musical na Amazônia>>. O evento é destinado a músicos, historiadores, antropólogos e à comunidade em geral.
O Seminário terá o patrimônio musical amazônico, salvaguardado nos museus do Estado, como núcleo temático e pretende reunir diretores de acervos e de instituições de cultura, músicos, pesquisadores e estudantes. Serão debatidas questões tais como, a história da música e sua produção, tanto para o estudo acadêmico quanto para performance e diversão; a conservação e modernização dos museus; música para fins educativos; políticas públicas para o patrimônio cultural e estratégias de acessibilidade.
A idéia do evento é provocar maior interação entre o público e essas memórias documentadas, discutindo o sentido cultural que tais coleções despertam nas populações amazônicas.
Além dos pesquisadores da UFPA e da Universidade Estadual do Amazonas, participam dos debates pesquisadores das Universidades Federais da Bahia, do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual do Amazonas. O evento também terá a participação das Secretarias Estaduais de Educação, Cultura, Instituto de Artes do Pará e Arquivo Público.
As inscrições para o Seminário Memória Musical na Amazônia poderão ser feitas pelo e-mail musamemoria@gmail.com. Não haverá cobrança de taxa.
Mais informações:
Telefone: 3201 8195. Site: http://memoriamusical.web12.f3.k8.com.br/
Texto: Cristina Trindade - Divisão de Comunicação do IFCH
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária