Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Ministérios da Saúde e da Educação reconhecem excelência do ensino no Hospital Barros Barreto

Hospital Universitário Barros Barreto recebe reconhecimento por sua atuação na formação profissional. Uma comissão Interministerial formada por técnicos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) concedeu a re-certificação do HUJBB como <<Hospital de Ensino>>. No Pará, apenas duas instituições possuem esse título: o Barros Barreto e a Santa Casa de Misericórdia do Pará.

O certificado foi entregue ao Diretor do HUJBB, Luiz Moraes, pelos representantes da comissão, Karla Larica Wanderley (MS) e Flávio Luiz Antonello Londero (MEC), nesta terça-feira, 30 de setembro, durante a reunião do Colegiado de Chefes e Gerentes e será publicado  no Diário Oficial da União ainda este mês.

A certificação tem validade de dois anos e analisa a melhoria e a qualidade dos serviços de atenção à saúde; prevalência de equipes multiprofissionais nas diversas áreas das ciências da saúde; Produção e pesquisa científica; qualidade e garantia do atendimento; qualidade do ensino; estrutura para o ensino; qualidade dos atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS); proteção e desenvolvimento da autonomia dos usuários; gestão qualificada e funcionamento das comissões coordenadoras dos serviços da unidade. Além disso, a avaliação leva em consideração o desempenho do Hospital no Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino e o cumprimento da legislação vigente.

<<Essa análise é feita em vários hospitais brasileiros que são avaliados como centros de ensino. São vários itens que precisam ser cumpridos rigorosamente, então não é fácil conquistar esta certificação>>, garante o Diretor da Instituição. Para a Coordenadora de Ensino e Extensão do Barros Barreto, Tânia Barradas, <<O certificado é a garantia da excelência da aprendizagem na Instituição.>>

Ensino:

Desde o início de 2008, passaram pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto  328 alunos de cursos técnicos de Enfermagem, Segurança do Trabalho e Radiologia; 1.438 alunos de graduação da UFPA e 318 formandos em Medicina da Federal paraense, que participam do Programa de Residência Médica o qual prevê o rodízio dos estudantes em todas as áreas do hospital,  tais como Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica e Internato Opcional – meios de diagnóstico. O Hospital também recebe estudantes da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade da Amazônia (UNAMA), Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa) e da Escola Superior da Amazônia (Ezamaz).

Texto: Glauce Monteiro e Roberta Vilanova – Assessoria de Comunicação UFPA


Foto: Arquivo Beira do Rio

Publicado em: 03.10.2008 12:10