ENARTE completa programação cultural do Círio de Nazaré
O 35º Encontro de Artes de Belém (Enarte) reúne cursos, oficinas, literatura, artes visuais e apresentações artísticas e musicais. Com o tema <<Arte e Compromisso social>> e sob a organização da Escola de Música da UFPA, este ano, o evento faz uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova no Brasil. A programação segue até o dia 19 de outubro.
<<Temos orgulho de poder mostrar um pouco da nossa produção e é excelente podermos sentir o respeito das pessoas pelo nosso trabalho. Na segunda-feira, 13, os ingressos esgotaram rapidamente>>, comemorou Lucia Uchôa, uma das coordenadoras do Evento.
O Encontro de Arte de Belém é um evento educacional e artístico que acontece, sem interrupção, desde 1973. A idéia original foi concebida pelo pianista e compositor Altino Pimenta, com a intenção de promover a integração dos setores artísticos da Universidade nas áreas de música, dança e teatro, estendendo-se, posteriormente, ao cinema, às artes visuais e à literatura. O evento conta com dois momentos específicos, o primeiro envolve a programação cultural, aberta ao público e o segundo conta com diversos cursos, no período de 14 a 17 de outubro.
Em sua 35ª edição, o ENARTE será realizado em diferentes espaços culturais da cidade, como no Teatro da Paz, no Teatro Waldemar Henrique, na Igreja de Santo Alexandre e na sede do Instituto de Ciências da Arte. Para participar da programação artística (apresentação de shows de Bossa e MPB, orquestras, intérpretes paraenses e recitais), basta solicitar os ingressos na bilheteria dos teatros. Já para participar dos cursos, é necessário efetivar inscrições na secretaria da Escola de Música (EMUFPA), localizada na Av. Conselheiro Furtado, 2007.
Este ano, estão sendo ofertados seis cursos diferentes, todos com a temática musical. De acordo com um dos organizadores do evento, o professor Gilvandro Figueiredo, a expectativa é atrair cerca de seis mil pessoas. <<O encontro acontece, desde a sua primeira versão, durante a festividade do Círio de Nazaré, pois, além de congregar o público universitário, também temos como objetivo chamar a atenção dos turistas que vêm a Belém para a quadra nazarena>>, explica.
Os espetáculos serão franqueados ao público, sendo que nas salas do Teatro da Paz e do Teatro Waldemar Henrique haverá troca de ingressos por alimentos não-perecíveis, que serão doados a entidades filantrópicas de Belém, integrando arte e compromisso social. Para conferir, na íntegra, a programação, clique aqui.
Texto: Jéssica Souza- Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
Foto: Escola de Música da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária