Dirigentes visitam faculdades para debater novo Regulamento de Graduação
O novo Regulamento de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará está dentre as prioridades dos dirigentes da Instituição em 2008. Desde abril, o Reitor da Universidade, professor Alex Fiúza de Mello, e o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Licurgo Brito, vêm visitando as faculdades para discutir com professores e diretores os pontos essenciais do documento aprovado em 2007 pelo CONSEP (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão).
O professor Alex Fiúza explica que as visitas já vinham ocorrendo desde janeiro, realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), mas que, a partir de abril, passaram a compor a agenda fixa dos dirigentes. “Visitar as 106 faculdades dentro da Universidade não é fácil, estamos indo uma a uma. Fazer isso é tão importante que encaramos como um dever”, diz. Segundo o Reitor, as visitas têm o objetivo de esclarecer o que se espera com essa reforma e reafirmar a responsabilidade coletiva dentro das faculdades em prol do desenvolvimento da graduação.
Dos 138 artigos do Regulamento de Ensino de Graduação, os dirigentes ressaltam 4 pontos, prioritariamente, durante as reuniões nas faculdades. O primeiro consiste na distribuição do ano civil letivo em 4 períodos. De acordo com o Pró-Reitor, essa nova distribuição proporciona maior flexibilidade ao aluno já que oferece a possibilidade de não conflitar atividades extras, como estágios, com as disciplinas acadêmicas. O professor Licurgo explica que a utilização dos 4 períodos não será adotada para reduzir o tempo de conclusão do curso, mas para ofertar atividades que exijam dedicação exclusiva.
O segundo ponto discute a opção pelo regime acadêmico. Cada faculdade poderá escolher o tipo de regime que pretende adotar, seriado ou por atividades curriculares.
Já o terceiro ponto diz respeito à avaliação e planejamento. Segundo o novo regulamento, os projetos pedagógicos dos cursos podem ser alterados a qualquer momento, desde que passem por uma avaliação obrigatória. O Pró-Reitor ratifica a importância da interação entre os docentes para que seja possível organizar e avaliar o ano letivo, “o novo regulamento prevê um período para esse planejamento”, explica.
O último ponto aborda a questão das matrículas em atividades isoladas, ou seja, a abertura de vagas para cidadãos externos que têm a intenção de participar das aulas na Universidade como ouvintes. Na opinião do professor Licurgo, a presença desses “alunos” traz novos olhares, novas experiências, no entanto, até então, não existia uma norma que regulasse o ingresso dessas pessoas.
Serviço:
As próximas reuniões, agendadas até o final de outubro, serão nas faculdades de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Elétrica, Serviço Social e Turismo.
Texto: Tamiles Costa – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Tamiles Costa
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária