Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Estudiosa expõe como a cozinha de um povo revela sua cultura

Há muitas semelhanças no que se refere aos hábitos alimentares dos brasileiros, como a combinação feijão e arroz. No entanto, percebe-se um grande mosaico de comidas quando as particularidades de cada região do país são levadas em conta. Questões acerca dessa diversidade cultural brasileira, sob o enfoque da alimentação, foi o tema da palestra Alimentação e Diversidade no Brasil, proferida pela antropóloga Maria Eunice Maciel, docente  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Antropologia Social.

 

A antropóloga  esteve em Belém,  para observar os hábitos alimentares dos paraenses durante o Círio de Nazaré, festa religiosa realizada há mais de 2 séculos no segundo domingo de outubro.  <<É interessante constatar que  alguns pratos típicos são cotidianos como o acarajé na Bahia, mas que em outras regiões as comidas típicas não são consumidas no dia-a-dia. É o caso  da maniçoba, no Pará, servida em ocasiões especiais ou para a apreciação turística>>, ressaltou.

 

A pesquisadora explica que as  diferenças históricas nos processos culturais, como a chegada dos negros africanos ao país e aos índios e suas heranças culturais, principalmente alimentares influenciam essa diversidade alimentar no país.  <<Através da cozinha, pode-se conhecer  o modo de vida e as peculiaridades de um determinado grupo social. As diversas comidas têm uma importância para quem faz e para quem come, isso  tem a ver com estilos de vida>>, disse.

 

Maria Maciel proferiu veio a Belém a convite do Grupo de pesquisa Cidade, aldeia e patrimônio da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA.


Texto: Brena Freire e Diolene Machado

Publicado em: 15.10.2008 16:17