Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA é referência em Programa de reestruturação de pessoal

Na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro, o Superintendente de Recursos Humanos da Universidade Federal Fluminense, José Antônio Athayde Ribeiro, e a Assessora de Recursos Humanos da UFF, Ana Tércia Rodrigues Bastos, visitaram a UFPA para conhecer o Programa de Dimensionamento e Redimensionamento de Pessoal da Federal do Pará. O reordenamento adotado pela Universidade é resultado de um trabalho contínuo da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) que, durante dois anos, planejou a reforma na lotação do corpo técnico-administrativo da instituição a partir de padrões modernos e impessoais de gestão pública.


José Antônio conta que tomou conhecimento da reestruturação que vem acontecendo na UFPA em um seminário de capacitação no Rio de Janeiro, “a Sibele, na qualidade de Pró-Reitora, expôs o trabalho realizado na Universidade. Isso nos chamou a atenção já que o dimensionamento de técnico-administrativo é uma exigência do plano de carreira”, diz. Ele fala que a relocação pessoal é uma fonte de respostas para todas as dificuldades inerentes à área de Recursos Humanos, “é um trabalho de alto nível que vai render muitos frutos”, afirma.


O Superintendente explica que a implementação desse tipo de gestão administrativa não é tarefa fácil, “movimentar pessoas é dificílimo porque elas assumem um estado de acomodação e não querem se movimentar, o que não quer dizer que elas devam ser movimentadas. Tem uma grande parcela que está muito bem e que deve permanecer onde está, mas também há outra parcela pequena que precisa desse ajuste”. 


José enxerga o redimensionamento como um meio de agregar valor à instituição a partir do melhor aproveitamento do corpo funcional. “O servidor não é movimentado porque é ruim, mas porque existe um local mais apropriado para desempenhar a sua atividade. Isso é de uma significância muito grande para a instituição porque fazer o funcionário entender que precisa ser remanejado, exige um trabalho de ‘catequese’ para se obter resultado”, analisa José Antônio.


Na UFPA, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal implementou ainda, uma política de qualificação e atualização funcional. Segundo José Antônio Athayde, o processo de redimensionamento adotado pela Universidade foi desenvolvido de modo criterioso, “A PROGEP fez um trabalho didático, integral. Cada detalhe foi pensado. A equipe da Pró-Reitoria não é grande mas é de alto nível condicional”, avalia.  


De acordo com o Superintendente, existe a intenção de se levar para a UFF o modelo utilzado pela UFPA. “Temos o desejo de adotar a proposta mas antes precisamos apresentá-la à direção superior. Esse é um trabalho que sem o apoio do Reitor fica impossível de ser realizado, aqui na Universidade Federal do Pará, a reitoria acolheu a iniciativa. Essa é uma tarefa que sem a concordância da comunidade, das direções de unidade e das chefias de cada setor não vai adiante”, finaliza.

 

Texto: Tamiles Costa – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Mácio Ferreira

 


 

Publicado em: 17.10.2008 16:32