Desafio Sebrae premia estudantes da UFPA
Oferecer aos jovens uma experiência real da gerência de uma empresa. Foi com essa meta que ocorreu, no Pará, a etapa estadual do Desafio Sebrae, jogo virtual que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo junto aos estudantes universitários de todo o país. Na última quinta-feira, 16, a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário realizou, na boate Prime, em Belém, a premiação das equipes mais destacadas na final da primeira etapa do concurso.
Os grandes vencedores da noite foram os integrantes da “The Primers”, formada por cinco alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os acadêmicos Rafael Baraúna, Amanda Nunes Cardoso, Diego Assis das Graças, do curso de Farmácia, Nathália Oliveira de Lima e Edivaldo Costa Souza Júnior, estudantes de Biomedicina, ganharam vagas para participar do Seminário Empretec, curso de empreendedorismo realizado pelo Sebrae, e uma viagem a uma fábrica de calçados de Santa Catarina.
Essa foi a primeira vez que a equipe vencedora da etapa estadual do Desafio Sebrae foi formada exclusivamente por alunos da UFPA. A universidade foi também a instituição de ensino superior que mais inscreveu participantes, em torno de 600. Para a professora Emina Santos, diretora de programas e projetos de extensão da UFPA, que representou o reitor Alex Fiúza na cerimônia de premiação, o Desafio Sebrae é uma estratégia de incentivo e motivação aos universitários, os quais devem aproveitar a oportunidade para garantir experiência e atuar no mercado de trabalho. “Atualmente, o empreendedorismo é uma característica transversal a todas as profissões”, afirmou.
O próximo passo da equipe “The Primers”, agora, é se preparar para a etapa final do concurso. “De início, nem esperávamos que pudéssemos chegar tão longe. Quando percebemos que tínhamos condições, nos empenhamos totalmente no desafio e estamos muito felizes com toda a experiência e conhecimento extracurricular que estamos adquirindo. Estamos nos preparando para dar tudo de nós e representar o Pará da melhor forma possível lá fora”, afirmou Edivaldo Júnior, um dos integrantes da equipe.
Ao todo, dez equipes representantes de instituições de ensino superior de Belém foram classificadas para a etapa nacional do concurso. Este ano, na 9ª edição do projeto, os concorrentes de todo o Brasil estão sendo desafiados a administrar uma empresa virtual de calçados femininos. Durante o jogo, que teve início em maio de 2008, os universitários vivenciam situações reais de gerenciamento de uma grande empresa.
O Pará, nesta edição, contou com 2.265 estudantes inscritos, divididos em 517 equipes. A final nacional acontecerá ainda no mês de outubro, em Brasília. Os universitários que se destacarem dentre todos os participantes brasileiros ganharão como premiação uma viagem à Itália para conhecer centros de referência em empreendedorismo, além da oportunidade de estar em contato com o ambiente e a dinâmica empreendedora do Sebrae através de um software exclusivo.
O Desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via internet, e as outras duas são presenciais, quando a estrutura do jogo muda. Em alguns meses de envolvimento, o participante pode desenvolver e testar sua capacidade de tomada de decisões e trabalhar em equipe, sendo estimulado a enriquecer seu espírito empreendedor.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional (com informações da Assessoria do Sebrae)
Foto: Divulgação
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária