Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece até sexta-feira, 24
Discutir as contribuições e os impactos da Ciência e Tecnologia (C&T) na Amazônia é o que pretende a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece dos dias 20 a 26 de outubro em todo o país. Mais de 600 instituições de ensino e pesquisa irão participar do evento. Em Belém, o tema da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia será "Novos rumos para Ciência e Tecnologia na Amazônia: o papel das redes de conhecimento na construção de um Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento”.
O evento, promovido pelo Governo do Estado, através da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP), reunirá representantes de Instituições de Pesquisa e Ensino da região, como: Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Evandro Chagas (IEC), Embrapa e UFPA.
"O objetivo deste seminário é promover a discussão entre importantes atores que pensam e refletem sobre o tema de uma política regional em C&T. Entre as pautas de discussões, está a agenda de importantes instituições científicas, que revelarão as potencialidades de crescimento e fortalecimento técnico-científico da região", explica Peter Mann de Toledo, presidente do IDESP.
Além da reflexão, Toledo destaca a construção de um Observatório de Ciência e Tecnologia no Estado do Pará através das contribuições do evento. "Investir em C&T é resultado de uma visão de longo prazo e dos benefícios que o avanço científico e tecnológico pode trazer à sociedade. Estados como o Pará e o Amazonas demonstram que investimentos em ciência fornecem um maior volume de respostas relativamente rápidas, diante dos desafios históricos impostos ao desenvolvimento da região", ressalta.
Desde 2004, a Semana de C&T acontece no Brasil. Em 2007, mais de mil instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas participaram da Semana.
A programação prevê a realização de três mesas redondas. A primeira, intitulada "Ciência e Tecnologia: agendas para a diversidade amazônica", marcada para as 10h, contará com a participação de representantes de Instituições de pesquisa do Norte, entre eles, o Reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello.
Além do Seminário, outros eventos irão fazer parte da Semana, como: 8ª Feira de Ciências do Estado do Pará; 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do Nordeste do Pará; o 5º Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação e a 2ª Semana de Tecnologia da Informação e Comunicação, no Campus de Marabá da UFPA.
Serviço:
Seminário “Novos Rumos para Ciência e Tecnologia no Pará – o papel das Redes e Conhecimento na Construção de um Observatório de C&T para o Desenvolvimento”
Data: 20/10/2008
Local: Auditório do Hangar - Centro de Convenções
Horário: 08:15 às 12:30 / 14:45 às 17:45
Entrada Franca, inscrições para a Semana, a partir do dia 21/10, no local do evento.
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária