Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Tese de Professor da UFPA recebe premiação do Ministério da Cultura

A tese "Viagem e Turismo, conceitos na literatura e nos relatos de viagem", do professor e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA Silvio Lima Figueiredo, ganhou Prêmio Mário de Andrade, na categoria Tese, em terceiro lugar. O Prêmio Mário de Andrade, lançado pelo Ministério da Cultura, através do Iphan, e com apoio da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), é voltado a dissertações e teses relacionadas à temática "Museus, memória social e patrimônio cultural", defendidas entre os anos de 2000 a 2007.


 
A tese de Silvio foi defendida no Curso de Doutorado em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e aborda a construção das noções de Viagem, Viajante, Turismo e Turista, passando pela discussão da errância, clandestinidade, estrangeiro e outros temas correlatos, a partir do estudo de vários relatos de viajantes, tanto reais quanto ficcionais. A tese apresenta a formação dos conceitos em viajantes que vão desde Jean de Léry, Spix e Martius, Langsdorff, Alfred Wallace, passando por Claude Levi-Strauss, Michel Leiris, Stendhal, Robert Louis Stevenson, Annemarie Schwarzenbach, Elizabeth Bishop, até Ernesto Che Guevara, além de Homero, Phileas Fogg, Gulliver, Robinson Crusoe e Sal Paradise.


 
A Comissão de Avaliação e Seleção das Dissertações e Teses Concorrentes ao Edital do Prêmio Mário de Andrade chegou ao seguinte resultado, na categoria teses, do primeiro para o terceiro lugar: "A coruja de Minerva: o Museu Paraense entre o Império e a República, 1866-1907", do proponente Nelson Sanjad (COC/FIOCRUZ); "Holocausto, memória e identidade social: a experiência da Fundação Shoah", de Katia Lerner(UFRJ); e "Viagem e turismo: conceitos na literatura e os relatos de viagem", de Silvio Figueiredo (ECA/USP).


 
Receberá Menção Honrosa a tese "A serpente no asfalto: estudo compreensivo do espetáculo da corda dos promesseiros no Círio de Nazaré em Belém do Pará", de Larissa Latif (Doutorado em Artes Cênicas - UFBA), professora da Universidade da Amazônia e participante do Grupo de Pesquisa do Prof. Silvio.
 


A Comissão foi coordenada pelo Prof. Dr. Mário de Souza Chagas e composta pelos seguintes membros: Profa. Dra. Cornelia Eckert, Prof. Dr. Márcio Ferreira Rangel, Profa. Dra. Marília Xavier Cury, Profa. Dra. Regina Maria do Rego Monteiro Abreu, Prof. Dr. Ordep Serra e Profa. Dra. Vera Dodebei. Os membros da Comissão examinaram os estudos observando a metodologia e os critérios de análise previamente anunciados no edital disponível no site do Ministério da Cultura.

Texto: Divulgação Naea

Publicado em: 21.10.2008 15:30