Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Equipe de aeromodelismo formada por estudantes da UFPA retorna de competição nacional

Eles voaram alto. A lenda do Uirapuru inspirou um grupo de 11 estudantes da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará. Eles acabam de retornar da maior competição estudantil de aeromodelismo do Brasil: o SAE BRASIL AeroDesign.

 

“A experiência foi excelente. Vimos todo o nosso trabalho colocado em prática e percebemos que estamos em condições de competir em pé de igualdade com outras equipes de universidades mais tradicionais no aeromodelismo”, afirma Rafael Leão, integrante da equipe.

 

A competição reuniu 77 equipes de 57 instituições de ensino superior nacionais e internacionais. “Éramos estreantes e ficamos em 42º. Foi incrível! Várias equipes tiveram problemas com o avião. Ora eles não ligavam, ora não funcionavam adequadamente e vários quebraram durante os testes e apresentações, mas o nosso Uirapuru voou até debaixo de chuva e não sofreu nenhuma avaria”, comemora Ariely Pereira, capitã da equipe. “Isso quer dizer que o nosso aeromodelo foi bem projetado e construído , portanto não estamos longe da produção de outras universidades”, conclui.

 

Marcos Nascimento, aluno do primeiro ano de Engenharia, diz que certamente esta oportunidade foi um marco na vida de cada membro do grupo. “Desde o começo, aprendemos muito. Planejamos, projetamos, aprendemos a trabalhar em equipe, construímos, desenvolvemos pré-requisitos para nos tornarmos profissionais melhores. Certamente agora somos ‘mais engenheiros’ que antes”.

 

Esta foi a primeira vez que uma equipe paraense chegou a tão longe. “Não foi fácil participar da competição porque precisávamos construir um avião rádio-controlado, ou seja, que funcionasse com controle remoto. O projeto inteiro foi desenvolvido pelos alunos com a orientação do Professor Doutor Carlos Umberto Lima. A única parte que não foi construída no laboratório foi o motor”, conta Ariely Pereira.

 

“O projeto não acabou. Esse é só um começo. Já estamos pensando no ano que vem e vamos preparar o Uirapuru II. A competição também nos mostrou alguns aspectos que devem ser aperfeiçoados. Nosso desafio agora é manter a eficiência num modelo mais leve e ágil. Agora temos experiência e vamos correr atrás de patrocínio para comprar ferramentas e peças de melhor qualidade”, contam Rafael e Ariely. Os 11 integrantes ainda irão fazer testes de vôo com o Uirapuru neste sábado, às 15h, no Aeroclube do Pará.

 

VOANDO COMO O VENTO: O Uirapuru da Universidade Federal do Pará é feito de madeira balsa, compensado e fibra de carbono. O aeromodelo possui dois metros de comprimento e dois metros e trezentos de envergadura – largura de uma asa à outra. O avião pesa 3,7 kg e terá a capacidade de sustentar até 6 Kg de carga . “A competição estabelece metas a serem alcançadas pelos projetos, como medidas máximas e mínimas, mas avaliarão mesmo a realização do projeto. Na prática, isso quer dizer que o modelo real deveria ser o mais próximo possível do que foi estipulado pelos cálculos, durante a fase de planejamento”, explica Rafael Leão.

 

“Essa é uma experiência única. Não há outra competição de projetos em aeronáutica como essa no país. Para quem encara o desafio, fica a experiência, o aprendizado e a certeza de que fomos além. Na graduação, temos aulas teóricas de Princípios de fluxos, mas apenas na prática, aprofundamos certos conhecimentos como o da aeronáutica, por exemplo”, conta Ariely “o mercado paraense para aerodesign ainda está nascendo e a participação de uma equipe local em uma competição deste porte é um importante avanço.

 

AJUDA É SEMPRE BEM VINDA: A equipe comenta que foi um trabalho difícil e que contou com a ajuda de muita gente. “Tivemos dificuldades para construir o projeto e só conseguimos viajar graças ao patrocínio de empresas locais de engenharia que acreditaram no nosso trabalho. Conseguir patrocínio é complicado porque as pessoas só acreditam quando vêem o avião construído, mas até chegar a essa fase, já gastamos muito na compra de material e ferramentas”, conta Ariely.

 

COMPETIÇÃO: o 10º SAE BRASIL AeroDesign aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo. A competição reuniu 77 equipes inscritas de 57 Universidades, sendo 67 equipes brasileiras, 8 venezuelanas e 2 mexicanas. Além da equipe paraense, alunos da Universidade Paulista (UNIP), campus Manaus, também representaram o Norte na competição.
Serviço:
Teste de vôo do aeromodelo Uirapuru
Data: 25/10/2008
Horário: 15h
Local: Aeroclube do Pará, localizado na Av. Senador Lemos, Pass. São Luiz s/n
Clique aqui e leia mais sobre a competição

 

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação Institucional da  UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 28.10.2008 08:18