Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

CONSEPE reprova projeto de graduação proposto pelo NPADC

O Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEPE), da Universidade Federal do Pará, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, dia 24. Em cinco horas e meia de reunião, os conselheiros debateram, dentre outros assuntos, a aprovação do projeto político-pedagógico proposto pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC) para o curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem. A proposta teve parecer favorável da Câmara de Educação da UFPA, mas não contou com a adesão dos membros do conselho.

 

As manifestações consistiram em 15 votos contrários à aprovação da proposta, 11 favoráveis e duas abstenções. O argumento dos conselheiros que não aceitaram o projeto é o de que o NPADC, por ser um núcleo e não uma faculdade, não pode ofertar curso de graduação e que tal licenciatura já é ofertada pelas faculdades que compõem o Instituto de Ciências da Educação da UFPA, o ICED.

 

Já os que votaram a favor da aprovação da proposta argumentaram que existe no Pará uma legítima carência de professores para atuarem no ensino das disciplinas contempladas pelo projeto pedagógico, principalmente Ciências e Matemática, nas séries iniciais do ensino básico. Entre os dados apresentados, falou-se que tal déficit contabiliza o número de 26 mil docentes e que é necessário reforçar o quadro de professores capacitados no Estado.

 

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino de Graduação em exercício, professor José Augusto Fernandes, o debate ocorrido durante a reunião do CONSEPE foi altamente produtivo e deve ser lembrado em próximas reuniões da Câmara de Educação ou do próprio Conselho, pois ao mesmo tempo em que existe a palavra de lei que fundamenta o argumento dos que votaram contra a aprovação do projeto pedagógico, a carência qualitativa e quantitativa de docentes nas séries iniciais do ensino fundamental é indiscutível.

 

<<Não tendo sido aprovada a proposta do NPADC, deveremos tomar outras iniciativas como discutir reformulações de projetos pedagógicos já existentes, ofertar novos cursos de pós-graduação na área e promover a expansão de vagas nos cursos já ofertados a fim de reforçar a formação de docentes para atuarem em nosso Estado>>, afirmou o Pró-Reitor.

 

O CONSEPE desta sexta-feira também deliberou e aprovou, por unanimidade, o calendário acadêmico da UFPA para o ano de 2009, o projeto político pedagógico do curso de graduação em Teatro, a ser ofertado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA) a partir do próximo ano e o regimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia em nível de doutorado.

Publicado em: 24.10.2008 19:21