Técnico-Administrativos aprovam Programa de Redimensionamento
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (PROGEP/UFPA) concluiu a primeira avaliação mensal do Programa de Redimensionamento de servidores implementado na Instituição este ano. De acordo com o levantamento, 80% dos técnico-administrativos consultados estão satisfeitos com seu novo local de trabalho.
Um questionário foi aplicado a 65 servidores entre os dias 23 e 28 de outubro de 2008. Sendo que 75,38% dos técnico-administrativos acreditam que a nova lotação irá contribuir para o seu desenvolvimento profissional; 55,38% deles afirmam que a Universidade levou em conta suas habilidades e competências ao promover a realocação e 80% deles se dizem satisfeitos com seu atual local de trabalho. Apenas 6,15%, o equivalente a quatro pessoas entrevistadas, não estão contentes com o Redimensionamento.
Vinte e um gestores das unidades acadêmicas e administrativas envolvidas no Programa também participaram da avaliação. Para 80,95% deles, o redimensionamento potencializa o seu desempenho institucional; 76,19% contam que o Programa atendeu as demandas administrativas de sua unidade e 80% deles consideraram as habilidades e competências dos servidores redimensionados.
“Os números mostram que o Redimensionamento é muito importante para a Universidade e também que a grande maioria dos servidores participantes do Programa está satisfeita. O próximo passo é continuar a análise quantitativa conforme as pessoas começarem a trabalhar nos novos locais e iniciar a análise qualitativa para fazer os ajustes necessários no Programa”, garante Sibele Caetano, Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal.
AVALIAÇÃO: Para avaliar o Programa de redimensionamento da UFPA, a PROGEP ouviu 65 dos 190 servidores redimensionados. Isso porque 32 deles ainda não estão realocados na nova unidade ou ainda estão no processo de redimensionamento; 15 pessoas estão, há menos de um mês, no novo local de trabalho e participarão da avaliação apenas a partir do próximo mês; 55 técnico-administrativos não mudaram de unidade, apesar de estarem incluídos no Redimensionamento. Assim, apenas 72 pessoas mudaram de ambiente de trabalho e estão nesta nova unidade há mais de 30 dias. Portanto, 90,27% dos servidores e 87,5% dos gestores aptos a participar da avaliação preencheram os formulários.
DIMENSIONAMENTO E REDIMENSIONAMENTO: O Dimensionamento é um programa de identificação da força de trabalho na Universidade Federal do Pará. Trata-se de um diagnóstico construído coletivamente que levantou dados quantitativos, como os do número de servidores técnico-administrativos e os da sua distribuição dentre as unidades da UFPA. Ao analisar qualitativamente as competências, habilidades e expectativas de cada servidor e sua compatibilidade com a função desenvolvida por cada técnico-administrativo, esse diagnóstico resultou na implementação do Programa de Redimensionamento. Assim, o Redimensionamento é um programa que busca potencializar o aproveitamento das habilidades dos profissionais que atuam na Universidade, com o objetivo maior de adequar o quadro de pessoal às necessidades institucionais.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária