Renovação da Vida comemora encerramento da primeira turma
As vésperas da aposentadoria não são mais dias de angústia para alguns servidores da UFPA. Continuar trabalhando, empreender um negócio próprio, ser voluntário são algumas alternativas apresentadas aos técnico-administrativos da instituição que participaram do “Projeto Preparação para a Aposentadoria: Renovação da Vida”. Na tarde de quarta-feira (05), foi comemorado o encerramento da primeira turma com um passeio de navio pela orla de Belém. O projeto finalizou, mas as perspectivas de melhor aposentadoria dos servidores apenas começaram.
De março a novembro de 2008, 36 técnico-administrativos participaram de vários módulos temáticos que abrangeram aspectos físicos, psicossociais e financeiros do servidor. Promovido pela Diretoria de Segurança e Qualidade de Vida (SQV) e coordenado pela servidora Iracema Le Bihan, o projeto teve como objetivo proporcionar reflexões aos servidores que estão em vistas de se aposentar, para que melhor vislumbrem seus futuros.
<<O programa leva em consideração a pessoa em todos os âmbitos da vida>>, afirma Maria Josefa Quadros, diretora de SQV. Assim, a programação, ao longo do ano, contou com oficinas terapêuticas, a fim de ajudar os servidores a entender o significado do momento de transição por que estão passando. Seguiram-se orientações legislativas, com esclarecimentos sobre as leis que amparam os aposentados. Foram realizados também cálculos individuais da aposentadoria dos participantes, prevendo a possível situação financeira de cada um.
Quanto à saúde, integraram-se ao projeto, várias realizações da PROGEP (Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal), como o programa <<Qualidade de Vida: Alimentação Saudável>>e a <<Ginástica Laboral>>. Assim, os servidores receberam orientações nutricionais e fizeram atividades físicas com acompanhamento de profissionais.
O aspecto psicossocial ainda foi bastante enfatizado nos módulos <<Repensando o tempo livre>>, <<Desconstrução dos mitos sobre aposentadoria>> e <<A emergência de um ator social>>. Nessas etapas, os servidores tiveram contato, por exemplo, com entidades de apoio ao empreendedorismo, como o SEBRAE, e organizações filantrópicas. A partir dos relatos das experiências desses grupos, os servidores reconheceram como boas alternativas de vida a implantação de um negócio próprio e, principalmente, o voluntariado.
<<Renovação da vida é isto: eu, com as minhas experiências, com aquilo que eu já vivi, com tudo que já tenho, reflito como vou administrar de maneira amorosa e inteligente a minha potencialidade de vida>>, resume a diretora de SQV.
Depoimentos
Paulo Sérgio Gomes trabalha no Arquivo Central da Universidade e só tem dois anos para alcançar tempo de serviço suficiente para se aposentar. Ele participou do projeto com certa desconfiança, pensando que a proposta era incentivar a aposentadoria. No final, chegou a outras conclusões. “Eu percebi que o programa estava preocupado em dar orientações para que nós fizéssemos um planejamento da nossa vida. Como eu já tinha alguns planos, o curso apenas reafirmou minha vontade de não deixar de participar de atividades”, relata.
A perspectiva de não ficar parado levou o grupo que participou do projeto a se unir em ações voluntárias. Máuria da Costa Araújo, servidora do DAP (Diretoria de Almoxarifado e Patrimônio), conta que o grupo vai visitar, mensalmente, uma entidade e, depois de certo tempo, cada um escolherá um lugar com o qual mais se identificou para trabalhar como voluntário.
Além de incentivar a ação social, Máuria acredita que o projeto foi fundamental para melhorar sua qualidade de vida. “O programa foi muito bom porque me preparou para a aposentadoria. Há dois anos eu já poderia ter me aposentado. Ainda bem que eu continuei trabalhando e agora fiz esse curso. Hoje, estou mais preparada”, considera.
Comemoração
O encerramento da primeira turma aconteceu na tarde da última quarta-feira (05), em um passeio fluvial pela orla de Belém. Estiveram presentes os facilitadores de cada módulo, os participantes e os organizadores do projeto e a Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal, Sibele Bitar. Na ocasião, entregaram-se os certificados e celebrou-se o êxito das pessoas envolvidas no programa.
Previsto desde o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA (PDI 2001-2010) e o Plano de Gestão da PROGEP (2005-2009), o programa não pára por aqui. Agora será elaborado um relatório sobre a primeira experiência e se prevê a abertura de uma nova turma em março de 2009. Qualquer servidor que esteja a um ano e meio ou dois de se aposentar pode participar. A Diretoria de QSV também já pensa em projetos que atendam às demandas pós-aposentadoria.
Texto: Suzana Lopes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Maíra Melo Matos
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária