11ª Jornada de Extensão da UFPA prossegue até amanhã
A extensão universitária é uma resposta da comunidade acadêmica aos investimentos da sociedade. Reunir, em três dias, os programas e projetos de extensão realizados pela Universidade Federal do Pará é o objetivo da 11ª Jornada de Extensão Universitária. O evento acontece de 11 a 13 de novembro de 2008, no Auditório Setorial Básico e em salas do Campus Básico do Guamá.
O tema da Jornada deste ano, “Tecnologias Sociais e Inclusão: caminhos para a extensão universitária”, representa os novos desafios que a tecnologia traz para a sociedade, principalmente quando se trata de inclusão social. “A extensão universitária tem sido, pela Academia, o melhor caminho para a divulgação das tecnologias sociais, do envolvimento de mais sujeitos, da aplicação e da socialização desse tipo de tecnologia”, acredita a Profa. Ney Cristina Monteiro, Pró-Reitora de Extensão da UFPA.
A escolha do tema foi estratégica, porque, de 27 a 30 de abril de 2009, será realizado o 4° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) , que debaterá exatamente as tecnologias sociais. Assim, a jornada será uma antecipação e preparação locais para as discussões que se seguirão nacionalmente.
Algumas novidades
Grande parte da programação do evento privilegia a exposição dos projetos de extensão executados na Universidade. Até 2007, os trabalhos eram expostos na forma de seminários e painéis. Este ano, para diminuir custos e proporcionar mais espaço para o debate, todos os projetos aprovados serão apresentados no formato de Comunicações Orais, nas tardes dos dias 12 e 13.
Em comparação ao ano passado, houve um aumento do número de projetos aprovados para a Jornada. Em 2007, foram 145 trabalhos. Em 2008, 218. Tal crescimento se justifica pelo paralelo aumento da quantidade de projetos de extensão vinculados à PROEX. Mas não somente por isso. “O maior número de trabalhos muito mais se deve à realização de pré-jornadas nas unidades acadêmicas, em todos os campi do interior, desde julho deste ano. Isso ajudou a socializar, divulgar, preparar e mobilizar mais os estudantes e os professores”, acrescenta Ney Cristina.
Algumas novidades implementadas ano passado permanecerão. O evento será aberto pelo 2° Encontro de Bolsistas de Extensão da UFPA. No dia 11, a PROEX conduzirá o debate sobre Tecnologias Sociais e Inclusão, iniciando as discussões do tema com os estudantes.
Ao final da Jornada, acontecerá a 2ª edição do Prêmio Jovem Extensionista, quando serão premiados os dois melhores trabalhos de cada uma das oito áreas temáticas contempladas pela Universidade. Os vencedores receberão, além de instrumentos de pesquisa, passagens para o 4° CBEU, que ocorrerá no Estado do Mato Grosso do Sul.
Breve panorama da extensão na UFPA
Um dos eixos fundamentais do tripé das universidades públicas é a extensão, a produção de conhecimento revertida em ações sociais. Na UFPA, existe uma Pró-Reitoria de Extensão que provê 151 projetos em oito áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho).
Em dados de 2008, 407 docentes, 163 bolsistas, 113 não-bolsistas, 6 alunos da pós-graduação e 68 técnicos estão envolvidos em projetos de extensão. Além da comunidade acadêmica, 91.997 pessoas estão ligadas à extensão na UFPA como beneficiadas.
Serviço:
11ª Jornada de Extensão da UFPA
11 a 13 de novembro de 2008
Locais: Auditório Setorial Básico e salas de aula
Mais informações: (91) 3201-7127/7260
Site: www.ufpa.br/jornadadeextensao
Texto: Suzana Lopes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária