Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Barros Barreto promove curso de tratamento de dengue

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realizará, de 12 a 14 de novembro, das 8h às 12h, o Curso de Tratamento de Dengue voltado para médicos da rede pública e privada de saúde. Como referência em doenças infecciosas e parasitárias, o HUJBB cumpre, com o curso, mais uma vez o seu papel de formador de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A importância de um curso dessa natureza ainda é maior se considerarmos a chegada do período chuvoso no Pará, quando aumenta o risco de epidemia de dengue.


Com carga horária de dez horas, o objetivo do curso é orientar os profissionais no atendimento e conduta dos pacientes com infecção pelo vírus da dengue e será ministrado pela infectologista e virologista Rita Medeiros e pela pediatra Consuelo Oliveira. A principal intenção do Hospital, com o curso, é evitar o agravamento de casos de dengue atendidos na rede de saúde do Estado, a partir de um diagnóstico preciso e tratamento eficaz.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de janeiro a 11 de outubro de 2008, o Pará tinha 24.038 casos notificados de dengue, 11.059 casos confirmados, 142 de dengue hemorrágica e 26 óbitos, dos quais 16 por dengue hemorrágica.
 

Muitas pessoas acreditam que a dengue hemorrágica é causada por um vírus específico, mas não é. De acordo com a infectologista Rita Medeiros, a dengue hemorrágica se manifesta em um pequeno percentual de pessoas que já tiveram a dengue clássica. O que diferencia a dengue clássica da dengue hemorrágica é que, na segunda forma, o paciente apresenta todos os sintomas da dengue clássica acrescidos de sangramentos que podem ocorrer na gengiva, na boca, no nariz e na pele, assim como falta de ar devido à concentração de líquido na pleura. Apesar da dengue hemorrágica se manifestar mais em pessoas que já tiveram dengue, uma primeira infecção por dengue também pode levar à forma febril grave da doença.


A conduta clínica para tratamento de dengue hemorrágica é basicamente hidratação e, quando necessário, transfusão de sangue e plaquetas para conter as hemorragias. O protocolo de dengue continua disponível no site do HUJBB.


As inscrições para o curso devem ser feitas na Divisão de Treinamento e Educação Continuada do HUJBB, informações: (91) 3201-6652 ou dtehujbb@ufpa.br

Texto: Assessoria de Comunicação HUJBB

Foto: Divulgação Google

Publicado em: 11.11.2008 14:35