Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Servidores paraenses terão assistência de um Sistema Integral de Saúde

A Universidade Federal do Pará recebeu nesta quarta-feira, dia 12, a visita do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Governo Federal, para levantar discussão sobre a implantação de um Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor – SIASS. A reunião foi conduzida pela técnica Márcia Masson, chefe da Divisão de Seguridade Social da Secretaria de Recursos Humanos do MP, e contou com a participação de representantes de instituições como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Ministério da Fazenda, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Instituto Evandro Chagas.



A intenção é articular os órgãos federais sediados no Pará e mobilizá-los na preparação para a estruturação de um sistema que tem como objetivo promover um salto de qualidade no atendimento de saúde do servidor, gestão de pessoas e investimento em recursos humanos nas instituições. A ação é encabeçada pelo Ministério do Planejamento, que prevê para dezembro a publicação de um decreto de regulamentação para o funcionamento do SIASS. A proposta é formar uma rede de atendimento em que determinadas instituições servirão como pólos de assistência à saúde do servidor.
“Estamos aqui em busca de troca de experiências e levantamento sobre as condições necessárias para a implantação do sistema. O órgão que aderir ao projeto estabelecerá um convênio com o Ministério do Planejamento, o qual será responsável em repassar os recursos necessários para integralizar o atendimento de saúde oferecido por determinada instituição ao universo de servidores em atividade na unidade federativa”, explicou a técnica Márcia Masson. O MP também prevê a criação do SIAP Saúde, uma ferramenta informatizada para facilitar o acesso dos servidores à assistência médica como sub-módulo do SIASS.


De acordo com Sibele Maria Bitar, Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – PROGEP/UFPA, o próximo passo é realizar um mapeamento quantitativo e qualitativo sobre como está o atendimento à saúde do servidor no Estado do Pará. “A intenção de implantação do SIASS é um projeto de grande amplitude. Esperamos que a UFPA possa aderir ao sistema e, futuramente, se transformar em um pólo de atendimento, prezando pela saúde de seus servidores e dos demais funcionários públicos federais que necessitarem de nossa equipe multiprofissional”, afirmou a Pró-Reitora.



Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
 
Publicado em: 12.11.2008 17:08