Dia Mundial do Diabetes terá campanha na praça
O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realizará, nesta sexta-feira (14), das 9h às 14h, na Praça Batista Campos, uma campanha educativa pelo Dia Mundial do Diabetes. Serão disponibilizados exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientação sobre cuidados para prevenir a doença.
A programação, coordenada pelo Programa de Diabetes do HUJBB, conta com parceria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Associação Paraense dos Diabéticos (APD). O HUJBB é referência regional em Endocrinologia e Diabetes, prestando assistência ambulatorial e hospitalar a pacientes que apresentam descontrole e agravamento da doença, encaminhados pela Rede Básica de Saúde. Atualmente, há mais de cinco mil pacientes cadastrados no Ambulatório do Hospital.
A campanha é voltada, principalmente, para pessoas que têm fatores de risco para desenvolver o Diabetes Mellitus tipo 2, ou seja, obesidade, hipertensão, idade superior a 30 anos, história de diabetes na família e doença cardiovascular.
A finalidade é divulgar medidas preventivas, assim como a importância do diagnóstico precoce, e descobrir casos suspeitos, uma vez que 50% dos adultos com diabetes desconhecem que têm a doença. Hoje no Brasil, cerca de dez milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia.
As pessoas que apresentarem indícios da doença serão encaminhadas para a Rede Básica de Saúde, que é responsável pelo acompanhamento de pacientes diabéticos. Durante a campanha, também será divulgado o trabalho da APD, que tem o objetivo de defender os direitos e interesses dos pacientes e buscar novos associados.
Diabetes - É causado pela deficiência de produção ou ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente.
Os principais sinais e sintomas da doença são: urinar muitas vezes durante o dia e à noite e em grande quantidade, sede exagerada, obesidade, perda de peso, ter muita fome, desânimo e fadiga fáceis, piora da visão, furúnculos freqüentes, cicatrização difícil e infecções de pele, impotência sexual, pressão arterial alta. Quando o diabetes não está controlado, a pessoa corre risco de desenvolver cegueira por retinopatia diabética e cataratas, infarto do miocárdio, gangrena, impotência sexual masculina, hipertensão arterial, insuficiência renal e infecções. Todas essas conseqüências podem ser evitadas com um controle eficaz.
Texto: Roberta Vilanova - Assessora de Comunicação do Hospital Universitário João de Barros Barreto
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária