Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Irmão da missionária norte-americana Dorothy Stang chega a Belém

Texto: Assessoria de Comunicação do Poema
    
      Nesta sexta-feira (25), o coordenador geral do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema), da UFPA, professor Thomas Mitschein, recebe a visita de David Stang, irmão da missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada no último dia 12, em Anapu (PA). Ele é o primeiro parente da freira a vir ao Brasil após o crime. Depois de cumprir compromissos em Belém, David segue na madrugada deste sábado (26) para o Oeste do Pará.
      David visita o Poema para conhecer de perto o trabalho da organização que diversas vezes atuou em parceria com Dorothy em projetos desenvolvidos no Oeste do Pará. A ação integrada começou em 2001. Um dos sonhos da missionária, na época, era implantar agroindústrias na comunidade de Vila Sucupira, em Anapu, uma forma de gerar emprego e renda e aproveitar o potencial de fruticultura na região.
       Junto ao Poema, Dorothy, através do Movimento Fraterno das Mulheres Lutadores do Município de Anapu e da Associação Solidária Econômica e Ecológica de Frutas da Amazônia, conseguiu recursos da Fundação Interamericana para tirar o projeto do papel.
     Trabalho - Primeiro, os técnicos do Poema fizeram um diagnóstico do potencial da região para a produção de banana e de outras frutas tropicais; e em seguida uma análise para encontrar novos mercados. Um ano depois, foi implantada a agroindústria de Processamento de Farinha de Banana. “Com capacidade de três toneladas de farinha de banana ao mês, a agroindústria forneceu o produto para o exército e para empresas como Pão-de-Açúcar e Marisa Alimentos”, informou André Paiva, técnico do Poema.
      Em novembro de 2004, a segunda agroindústria começou a funcionar. Dessa vez para processar polpa de frutas. Um trabalho que beneficiou 32 famílias. “Além de implantarmos as agroindústrias, implantamos na comunidade de Vila Sucupira toda a filosofia do Poema de experimentar, incentivar a organização das comunidades contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, idéias semelhantes aos de irmã Dorothy”, conclui André.
     
Publicado em: 24.02.2005 14:00