Escola de Teatro e Dança da UFPA apresenta espetáculo no Cemitério da Soledade
Com inovação e expectativas, ficará em cartaz até o dia 23, sob a direção de Cláudio Melo, o espetáculo “Paraíso Perdido”, da Oficina de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A peça será encenada ao ar livre dentro do Cemitério Nossa Senhora da Soledade, localizado à Avenida Serzedelo Corrêa, no centro de Belém. Uma das propostas do trabalho é mostrar ao público, por meio dos textos e das personagens, o retrato da vida humana a partir da suas necessidades, desejos, perdas.
“Paraíso Perdido” narra à história de um anjo enviado a Terra por Deus, com a missão de torná-lo um ser humano. Ao longo da história, a personagem se sente impotente ao se deparar com as aflições humanas e não exercer o seu papel de anjo protetor, até conseguir adaptar-se com a sua nova realidade. O texto do espetáculo é de cunho religioso e filosófico, porque além de estabelecer um diálogo com passagens bíblicas, se insere em contextos bastante subjetivos como a morte e o pecado. “De todos os trabalhos que já fiz no teatro, este foi o que mais me exigiu profissionalmente, tanto no trabalho corporal quanto no espiritual. Tivemos que ter todo um preparo para lidar com assuntos como a morte, por exemplo.”, diz Gabriel Mello, que representa o “Anjo Caído”.
O espetáculo utiliza um espaço inusitado, o Cemitério Nossa Senhora da Soledade. O espaço foi proposto pelos alunos do Curso Técnico de Cenografia da UFPA, para simbolizar cenicamente o rito de passagem de uma vida para outra. Além disso, é importante o resgate cultural deste Cemitério, que foi construído no século XIX, constituindo um patrimônio a ser zelado pelo povo paraense não só pela sua história, mas também pelo acervo arquitetônico que abriga. “O cemitério é algo que tem que ser observado e não abominado, porque a morte faz parte da vida. Faz parte da essência humana.”, diz Cláudio Melo, diretor do espetáculo.
Serviço:
Período de apresentação do espetáculo: até 23 de novembro
Horário: 21h (sexta e sábado), 20h (domingos)
Local: Cemitério Nossa Senhora da Soledade (Avenida Serzedelo Corrêa, Batista Campos)
Valor do ingresso: na portaria do cemitério a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Texto: Luis Fernando Machado - Assessoria de Comunicação da Escola de Teatro e Dança da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária