Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Escola de Teatro e Dança estréia espetáculo " Sol e Chuva... "

Terça-feira, dia 18 de novembro, estréia a peça “TAIYO TO AME - Sol e Chuva ...” , novo espetáculo  da  Escola de Teatro e Dança da UFPA, apresentado como parte da qualificação dos alunos do primeiro ano, do Curso Técnico de Formação em Ator. O texto é uma adaptação do conto tradicional japonês “A Raposa Branca de Shinoda” que, além de fazer parte da dramaturgia oriental, é uma das cenas mais apresentadas pelo Bunraku, Tradicional Bonecos Japoneses. A montagem da ETDUFPA priorizou uma leitura sobre a cena no Japão,  pelo olhar dos amazônidas.


A turma foi estimulada e entrou em contato, durante quatro meses, com a cultura japonesa, por meio de textos dramáticos e teóricos, figurino, maquiagem, gestual, músicas e danças tradicionais. Além da pesquisa individual dos atores sobre os temas: mitologia da criação do Japão, culinária, cinema, lutas marciais, quadrinho japonês, até as cenas Nô, Butô, Kabuki e Bunraku. Individualmente, os alunos-atores buscaram referências para criar cenas inspiradas na cultura japonesa. As cenas compostas na disciplina Interpretação foram, cuidadosamente, editadas para compor a encenação.


O texto construído, coletivamente, teve a orientação e acabamento da Profa Bene Martins que o construiu, paralelamente, à encenação coordenada pelas professoras Karine Jansen e Wlad Lima. O trabalho do texto teve início com a disciplina Dramaturgia e termina a sua adaptação na estréia do espetáculo, tendo em vista que ele está sendo construído para a cena e não o oposto, como é o costume na cena ocidental. O exercício da construção do texto foi priorizado, nesta montagem, por ser experiência  fundamental para os alunos-atores.

O espetáculo priorizou a narrativa, como elemento fundamental da montagem, por se tratar de um tema mitológico e tradicional na formação da cultura referida. Portanto, boa parte das cenas é contada ao espectador, seja pela sonoridade, seja pela partitura corporal construída pelos atores. Em 2009, o Pará comemora 80 anos da imigração japonesa, a Escola de Teatro e Dança saúda os imigrantes: SOL e Chuva é .... casamento de raposa!


Serviço:

Evento: TAIYO TO AME - SOL E CHUVA...

Montagem do 1º ano do Curso Técnico de Formação de Ator
 Data: de 18 de Novembro a 04 Dezembro de 2008, todas as terças, quartas e quintas às 18h e 30min.
Local: Anfiteatro da Praça da República

Texto: Assessoria de Comunicação ETDUFPA

Publicado em: 17.11.2008 13:00