Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA forma a primeira turma de educação a distância do Norte e Nordeste do país

A Universidade Federal do Pará, na última sexta-feira, dia 14, formou 116 novos docentes com licenciatura plena em Matemática. A cerimônia de colação de grau ocorreu no hall da Reitoria da UFPA e contou com a presença do Reitor Alex Bolonha Fiúza de Mello, dentre outros Pró-Reitores e representantes da Instituição. O que fez dessa festa um diferencial para atrair convidados tão especiais? A celebração de superação dos desafios que marcou a conclusão do curso da primeira turma de educação a distância da Universidade.

 

Na ocasião, os formandos participaram de uma solenidade marcada pela entrega dos diplomas e celebrada com um coquetel. “Mais do que uma nova modalidade, o ensino a distância está se tornando um novo paradigma de aprendizado ao possibilitar uma mudança no tradicional modelo de ensinar e aprender. É uma modalidade que chegou para ficar e para mostrar à sociedade que é uma alternativa viável, que ganha espaço, sobretudo, onde o poder público não se faz presente”, afirmou o Prof. Dr. Geraldo Mendes de Araújo, diretor da Faculdade de Matemática da UFPA.

 

Para o Reitor Alex Bolonha Fiúza de Melo, a formatura da turma de educação a distância da UFPA significou mais do que um marco histórico para a Instituição, mas sim, a consolidação do compromisso da Universidade com a formação de profissionais sérios e competentes. “O momento é de festa e alegria. Agora, todos os desafios foram vencidos. A primeira turma formada por educação à distância, na história da UFPA, também é a primeira das regiões Norte e Nordeste. Quem ganha é o mercado de trabalho”, disse o Magnífico em seu discurso.

 

A solenidade contou ainda com a presença de professores do curso, dentre eles José Augusto Fernandes, que atualmente também exerce a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade. “Com certeza, esta noite comemoramos duplamente uma grande conquista”, afirmou. A turma recebeu o nome do Prof. Dr. José Miguel Veloso, vice-coordenador do Ensino a Distância da Faculdade de Matemática e teve como paraninfa, a Profa. Dra. Selma Leite, coordenadora do Ensino a Distância. Houve tempo também para o pronunciamento de convidados como o do diretor da Universidade Aberta do Brasil, Celso Costa Lopes, representante do Ministério da Educação (MEC), e o da presidente da Fundação-Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro, Masako Masuda.

 

A possibilidade de levar a educação pública aos vários cantos do Brasil garantiu à modalidade a distância investimentos do Governo Federal e resultou na criação de pólos de ensino nas principais instituições brasileiras de ensino superior.  A Universidade Federal do Pará iniciou seus primeiros debates a respeito da utilização da EAD em 1995, com o projeto "Implantação da Educação Aberta e a Distância na UFPA". Hoje, a modalidade atende 27 pólos em 17 municípios do Estado, com mais de 1.500 alunos matriculados na graduação e 600 alunos nos cursos de pós-graduação, além dos cursos livres. Os cursos de graduação ofertados são Matemática, Licenciatura em Biologia, Administração, Química, Física, História e Letras. Entre os de pós-graduação estão os de Gestão Hídrica e Ambiental, vinculado ao Instituto de Geociências, de Ensino e Aprendizagem em Língua Portuguesa e de Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional.

 

Dentre os recém-formados em Matemática, a sensação geral era a de dever cumprido. Após superarem inúmeros obstáculos, como as dificuldades de deslocamento para os pólos onde aconteciam os momentos de aulas presenciais e acesso limitado à internet, puderam, finalmente, comemorar a conquista. “A prova da superação desses desafios, além da festa de formatura que celebramos hoje, é a aprovação que muitos de nós conseguimos em concursos públicos realizados recentemente, como o da SEDUC”, relatou a formanda Nazaré Cruz, moradora de Mocajuba. Já para Maridéia Pureza, moradora do município de Breves, o momento de colação de grau representou a conclusão de apenas uma das etapas no caminho da sua qualificação profissional. “Agora que sei que as distâncias não me impedem mais de realizar meus sonhos, vou em busca de muito mais”, concluiu.  


        
Texto: Jéssica Souza – Assessora de Comunicação Institucional UFPA
Foto: Alexandre Moraes

 

 

Publicado em: 17.11.2008 17:31