Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Espetáculos infanto-juvenis são atrações do final de semana

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) reservou, para o final de semana, boas atrações culturais para o público infanto-juvenil. Na sexta, 21 de novembro, haverá a última apresentação do espetáculo <<Eu chovo, tu choves, ele chove>>, sob direção geral do professor Marton Maués. Trata-se de um livre exercício poético sobre a chuva, com muito nonsense, que procura nos mostrar quão importante é lutarmos por nossos sonhos, contra o autoritarismo e pela liberdade de ser o que se quer, como e onde se quer ser.

 

Um grupo de pingos de chuva se encontra para chover, mas precisa da autorização do ríspido patrão chuveiro. O mais esperto deles negocia com o sol e também com o patrão, mas este lhe pede um favor: que o pingo leve uma carta para sua namorada, uma sereia, que mora numa poça, que fica num galinheiro, de propriedade de uma galinha d’angola hipocondríaca. Começa a confusão. Mil peripécias aguardam o dito pingo de chuva, que vai se envolver com uma série de personagens inusitados, até entrar na tal poça d’água e desaguar num oceano de pura imaginação.

 

O espetáculo foi montado com crianças na faixa de 10 a 14 anos, que participaram da oficina de iniciação teatral ocorrida no primeiro semestre, dentro do programa de teatro infanto-juvenil desenvolvido pela Escola de Teatro e Dança. No segundo semestre, as crianças passaram a fase de leitura, escolha e montagem do texto.

 

A outra opção é o ballet <<O Jardim Encantado>>, primeiro trabalho da Oficina Livre de Ballet – ETDUFPA, em conjunto com a Escola de Dança Bella Art. O espetáculo infanto-juvenil tem como foco principal refletir sobre o imaginário infantil, abordando o tema quanto ao seu aspecto mitológico, a partir das historinhas escritas pelas alunas. A idéia para trabalhar este tema surgiu a partir do filme O Jardim Secreto, de Coppola.

 

Com a direção coreográfica de Ana Cristina Cardoso e Anny Erika Franco, neste trabalho, os coreógrafos partiram de intensa pesquisa histórica e de movimento, o que levou, aproximadamente,  três meses entre a concepção da idéia e a sua realização. O Ballet se divide em onze cenas, tem uma hora de duração e nele participam sessenta bailarinos.

 

Serviço:

Espetáculo: Eu chovo, tu choves, ele chove
Local: Teatro Waldemar Henrique
Data: 21 de novembro de 2008.
Hora: 20h
Ingressos: R$ 5,00 (Bilheteria do teatro)

Espetáculo: O jardim encantado
Local: Teatro Gasômetro
Data: 23 de novembro
Hora: 18h

Ingressos: R$10

 

Texto: Luís Fernando Machado - Assessoria de Comunicação da ETDUFPA

 

Publicado em: 20.11.2008 14:30