Prêmio Kawaguchi, da Albrás, contempla os melhores do Instituto Tecnológico
Aconteceu, na última semana, a cerimônia de entrega do Prêmio Kawaguchi, oferecido, pela empresa mineradora Albrás, aos alunos do Instituto de Tecnologia da UFPA - ITEC que mais se destacaram no ano passado. Realizada desde 1983, a premiação homenageia o empresário Izal Kawaguchi, idealizador do Projeto de Alumínio na Amazônia.
A proximidade entre a iniciativa privada e a universidade pode ser comprovada pela presença de muitos engenheiros egressos da UFPA no quadro de funcionários das empresas mineradoras, como da Albrás.<<Estabelecer laços com a academia e ter o melhor do melhor da universidade é uma das finalidades do prêmio>>, afirma Cláudio Lima, coordenador do Processo de Desenvolvimento de Competência da empresa.
O ex-aluno de Engenharia Química, Cleto Maués de Azevedo Júnior, um dos ganhadores do prêmio, é um exemplo de que as empresas reconhecem o talento dos recém-formados. Há um ano, ele é engenheiro químico da Alunorte, revelando que seu esforço foi reconhecido. “Sempre tive em mente o objetivo de me formar e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Essa vitória é conseqüência de todo esse esforço”, afirmou.
A premiação destinada ao primeiro lugar geral do ITEC foi concedida a Carlos Alexandre Moreira, formado em Engenharia Química, que obteve, também, o prêmio de melhor do curso. Carlos não compareceu ao evento pois está terminando seu mestrado na Unicamp, mas foi representado por seus pais, Júlia Moreira da Silva e Carlos Fernandes da Silva. “Estamos muito emocionados e muito felizes, ele é o único formado da família”, disse sua mãe sobre as dificuldades encontradas pelo filho, ao longo do caminho.
A premiação também teve como vencedores os melhores do curso de Engenharia Elétrica: Ricardo Salgado Fadul e Gianni Masaki Tanaka Portela, que já está terminando seu mestrado na UFPA e acredita que o prêmio é um reconhecimento dos esforços dos alunos; além dos melhores do Curso de Engenharia Mecânica: Heider da Costa Marques e Marlus Chaves Quinta.
O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento, Sinfrônio Brito de Moraes, representando o Reitor da UFPA, Alex Fiúza; do Diretor Industrial da Albrás, Luíz Jorge Nunes; do Diretor de Controle da empresa, Takashi Nakamura e do Diretor Geral do ITEC, José Augusto Lima Barreiros; além de professores e funcionários do ITEC e da Albrás e de autoridades, como o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira no Pará.
Texto: Assessoria de Comunicação do ITEC
Foto: Alexandre Moraes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária