Seminário discute a relação étnico-racial no ambiente escolar
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) promove, nos dias 27 e 28 de novembro, o <<II Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - Relações Raciais e a Escola: reflexões contemporâneas>>. O evento tem por objetivo ampliar o debate sobre as discussões já existentes no tocante à discriminação racial e à escola, envolvendo aspectos teórico-metodológicos no trato pedagógico com essa temática em sala de aula.
O GERA desenvolve atividades com o objetivo de aprofundar o conhecimento das relações étnico-raciais e de sua contribuição para a análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea. O Grupo reúne pesquisadores, especialistas, estudantes de Graduação e de Pós-Graduação de diversas áreas do saber de instituições como a UFPA, UEPA e UNAMA, especialmente as do campo educacional, para debater questões relacionadas às relações étnico-raciais que, atualmente, estão sob o impacto das representações sobre as noções de raça, etnia, preconceito racial e suas implicações para a educação e, por conseguinte, para a formação de professores.
A programação do Seminário está organizada em função da proposta de difusão da discussão étnico-racial no ambiente escolar, tendo como público principal professores das redes pública e privada, do ensino fundamental e do médio , e conta com o envolvimento da turma de estagiários do curso de História/UFPA (2005) – em consonância com as atividades iniciadas em 2006, com a realização do I Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.
O evento destaca-se num contexto em que o ensino da História e das Culturas afro-brasileira e indígena torna-se obrigatório nas escolas, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Leis nº 10.639/2003 e nº 11.465/2008, exigindo que os professores, os técnicos e os recursos pedagógicos sejam revistos e problematizados em função do redimensionamento e da reorientação dos estudos sobre a formação da sociedade brasileira.
O Seminário viabiliza o debate sobre as discussões já existentes, além de divulgar resultados já atingidos pelos diversos pesquisadores ocupados com o tema. Ademais, ele almeja destacar as especificidades dessas questões em se tratando da realidade amazônica.
O encerramento será composto pelo lançamento do livro "Raça, Cor e Diferença: a escola e a diversidade", organizado pela Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho e pelo Dr. Mauro Cezar Coelho.
SERVIÇO:
EVENTO: II Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - Relações Raciais e a Escola: reflexões contemporânea
DATA e HORÁRIO: 27 (9h) E 28 de novembro (8h)
LOCAL: Auditório do Conjunto dos Mercedários, R.Gaspar Viana, n. 125, Bairro do Comércio (em frente à Estação das Docas).
CONTATOS: (91) 3321-3515
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária