Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Rede de Capacitação incentiva formação de servidores públicos

Nesta terça-feira e quarta-feira, 25 e 26 de novembro, a UFPA sedia a terceira reunião para a criação da Rede de Colaboração e Aprendizagem das Instituições Federais de Ensino. O Objetivo é promover a capacitação de servidores por meio da educação presencial e a distância. O projeto envolve as universidades federais da região Nordeste, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Pará.

 

A idéia surgiu em um encontro regional de coordenadores de gestão de pessoas, sediado na Universidade Federal da Bahia. “Estamos passando por um processo de mudanças,  originado pelo REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Neste momento de expansão das universidades públicas, surge a necessidade de ajustar e fortalecer princípios, culturas e relações entre as Universidades. Cada Instituição possui suas particularidades e domínios específicos e essa diversidade contribuirá, de forma decisiva, para a estruturação da Rede”, explica Joselita Nunes Macêdo, Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal da Bahia.

 

Sibele Caetano Bitar, Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA, ressalta  que o encontro na capital paraense é decisivo para a criação da Rede. “A idéia é que os servidores das IFES tenham condições de se capacitar. Nos primeiros encontros sediados na UFBA e na UFRN, o grupo iniciou a elaboração do projeto, mas foi no Pará que começamos a criação da Rede propriamente dita, uma vez que estamos discutindo e definindo seu funcionamento, sua missão e seus objetivos. Nossa participação,  até este momento,  foi marcada pela elaboração de projetos para a logomarca oficial da Rede”.

 

“Por ter nascido no Nordeste, os componentes da Rede ainda são, majoritariamente, dessa região, porém, espontaneamente,  essa formação mudará com a entrada de outras universidades de todo o país, interessadas em compartilhar experiências e desafios”, revela Joselita Nunes Macêdo. Os cursos de capacitação, inclusive para pós-graduação stricto sensu, devem ser ofertados já a partir de 2009 e funcionarão presencialmente e a distância.

 

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA


Foto: Alexandre Moraes

 


 

Publicado em: 25.11.2008 15:21